Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Aumento da exploração sexual está ligado à expansão da produção de etanol

8 Nov 2010 - 13h53Por Conjuntura Online
Estudo feito pelo Ibiss (Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade Saudável), com sede em Campo Grande, em cinco cidades de Mato Grosso do Sul aponta relação entre a expansão da produção de etanol e o aumento da exploração sexual, principalmente de crianças e adolescentes e de mulheres paraguaias trazidas ao Brasil. O levantamento, repercutido pela Agência Brasil, foi realizado nas cidades de Sidrolândia, Maracaju, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante.

O estudo “Impactos do Setor Sucroalcooleiro na Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Mato Grosso do Sul” indicou que "grandes empreendimentos alteram significativamente as dinâmicas das localidades por onde avançam".
 
No caso da indústria do etanol nos cinco municípios, uma das consequências é a mudança de comportamento da população. "A expropriação do corpo das mulheres e das crianças está colocada e se torna um valor cultural fundante naquelas localidades", afirmou Estela Márcia Scandola, diretora do Ibiss.
Segundo Estela, a exploração sexual tem sido um meio para a fixação dos trabalhadores do setor sucroalcooleiro, que, para ela, ainda é formado por um grande contingente de mão de obra imigrante.
 
"Os serviços sexuais serão utilizados inclusive para a manutenção da calma dos trabalhadores diante do fato de estarem longe da família e das suas relações afetivas", disse a diretora.

O estudo foi feito durante o ano passado sob encomenda do Comcex (Comitê de Enfrentamento da Violência e da Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes do Estado) e foi encaminhado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (financiadora), ao Ministério Público do Trabalho e à Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul. Antes da publicação, o estudo foi submetido ao Comitê de Ética da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Nos municípios em que a pesquisa foi feita funcionam nove das 21 usinas de etanol do Estado. Mato Grosso do Sul é o quinto maior produtor de etanol do país e teve a maior taxa de crescimento na produção de cana-de-açúcar entre as safras de 2009 e 2010: 22,58%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa é que a produção de etanol no Estado atinja 2 bilhões de litros neste ano.

 Os resultados e a metodologia da pesquisa foram contestados pela Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) e pela Secretaria de Assistência Social de Rio Brilhante, uma das cidades pesquisadas.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS