Menu
SADER_FULL
quarta, 20 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Aumenta número de novos casos de hepatite B no Brasil

28 Jul 2010 - 16h01Por Folha Online

O número de casos de hepatite B confirmados no Brasil só cresceu durante a última década. Em 1999, foram registrados 473 casos, contra 14.601 em 2009. O número do ano passado é 8% maior do que o de 2008 (13.389 casos).

Para Gerson Fernando Mendes Pereira, do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a redução do uso do preservativo explica o aumento, já que o vírus é transmitido por via sexual ou sanguínea.

Também pode ter contribuído para o fenômeno a ampliação do diagnóstico. O número de testes para detectar a doença passou de 1,97 milhões em 2004 para 7,22 milhões em 2009

Já o número de casos de hepatite A cresceu de 1999 a 2005, e a partir daí caiu 53%. A queda recente é atribuída a uma melhoria nas condições de saneamento básico -o vírus é transmitido principalmente por água e alimentos contaminados.

Os casos de hepatite C também aumentaram de 1999 a 2007, mas apresentaram queda de 2% nos últimos dois anos.

Ao todo, as hepatites virais já mataram pelo menos 20 mil pessoas no Brasil na última década. O Ministério da Saúde considera que o número real deve ser ainda maior, já que muitos casos da doença não chegam a ser diagnosticados.

CONTAMINHAÇÃO

As principais formas de infecção por hepatite B são muito similares às da transmissão do vírus da Aids, ou seja, pode ocorrer pela relação sexual sem o uso de preservativo, pelo compartilhamento de objetos contaminados (lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha, materiais para a colocação de piercing e para tatuagens) entre outros equipamentos e objetos, como por usuários de drogas injetáveis.

A vacina é uma das principais medidas de prevenção e, segundo o Ministério da Saúde, após tomar as três doses, mais de 90% dos adultos jovens e 95% das crianças e adolescentes ficam imunizados contra a hepatite B.

A Organização Mundial da Saúde calcula que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo estão cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite B.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'
LARANJADA
Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara
AMOR A PROFISSÃO
Pedreira caprichosa viraliza com trabalho detalhista e ganha novos clientes
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta Quasar Brave, venha conferir no O Boticário em Fátima do Sul
SUPERAÇÃO
Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito
FENÔMENO
Maior superlua de 2019 iluminará o céu nesta terça, 19
FAMOSIDADES
Padre sertanejo acusado de ostentação cobra entrada de idosos para assistir programa
ACIDENTE FATAL
Adolescente é atropelada quando levava pai em cadeira de rodas, veja o vídeo