Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Audiência pública debate os córregos em Rio Brilhante

31 Mai 2007 - 13h13
A Audiência Pública realizada na segunda-feira, 28, pela Câmara Municipal de Rio Brilhante serviu para trazer a debate entre comunidade e autoridades, levantando problemas e sugestões que resultem na preservação e recuperação dos Córregos Araras e Estiva.
Proposta pelo vereador Dinozete Silveira Marques, o Jeto (PDT), a audiência foi prestigiada pelo prefeito Donato Lopes (PTB) deputado estadual Paulo Correa (PR) Vito Comar, coordenador de pesquisa do IMAD (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), Aldomir Carvalho, presidente do Compara (Conselho Municipal de Proteção, Manejo e Recursos Ambientais) entre outras autoridades além da grande participação popular, que pode acompanhar vídeos que mostraram a atual situação de degradação dos dois córregos. O presidente da Câmara Dejair Gomes, o Totinha (PMDB), abriu a audiência parabenizando a iniciativa do colega Jeto e passando para ele a condução dos trabalhos.
Em seu pronunciamento Jeto pediu uma união de esforços para o desenvolvimento de ações que visem a recuperação dos córregos, em especial ao deputado Paulo Correa, que seja o porta voz desta luta e conclame colegas visando inclusão de emenda no orçamento do Estado, para defesa do Córrego Araras. “Precisamos de recursos para desenvolver ações, fazer levantamento técnico dos problemas como proteger as nascentes, detectar os afluentes, detectar lavouras de arroz irrigado que margeiam os córregos, recuperar a mata ciliar além da conscientização da população”, disse Jeto.
Para o prefeito Donato Lopes, a maior fonte de poluição dos córregos está na zona urbana onde se vê uma maior degradação. “Temos inúmeros córregos e afluentes no município, mas nenhum está tão prejudicado como esses dois que cortam a cidade”, disse. Ele destacou que o trabalho de educação ambiental junto a comunidade é tão ou mais importante que um trabalho de recuperação dos córregos.
O deputado Paulo Correa se comprometeu publicamente em tomar medidas, a partir de documento oficial a ser elaborado pela Câmara, visando buscar recursos para as ações elencadas. “Já temos um diagnóstico inicial, logo o município estará instituindo o Sistema de Licenciamento Ambiental e devemos usar os mecanismos que já temos fiscalizando os desmatamentos ilegais, as lavouras e acima de tudo fazer a educação ambiental”, disse, concordando com o prefeito.
Na avaliação de Jeto, a grande mensagem que esta audiência passou foi a preocupação da sociedade como um todo com as questões ambientais. “Isso é uma demonstração da grande preocupação de todos com este tema”, disse o vereador.
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS