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AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Atendimento ao cidadão recebeu mais de 50 mil ligações

17 Ago 2004 - 08h55
A Central de Comunicação Interativa da Câmara recebeu em julho mais de 50 mil ligações de cidadãos. A Central, acessível em todo o País pelo telefone gratuito 0800 619 619, encaminhou 2.018 mensagens para os deputados, anotou 27.122 opiniões sobre projetos de lei e atendeu a 27.160 ligações. No total, a Central – que é subordinada à Coordenação de Relações Públicas da Casa – totalizou 56.309 atendimentos no mês passado.
Mais de 20 mil ligações eram de cidadãos que solicitaram aos deputados voto favorável ao Projeto de Lei 5476/01, do deputado Marcelo Teixeira (PMDB-CE). O PL determina que os assinantes de linhas telefônicas fixas paguem apenas pela quantidade de pulsos e minutos efetivamente utilizados em suas ligações, acabando com o valor cobrado pela assinatura básica.

Divulgação
Para a diretora da coordenação de RP, Sílvia Mergulhão, o expressivo volume de cidadãos que procura o serviço é explicável pelo trabalho de divulgação feito com as pessoas que visitam a Câmara e pelos novos equipamentos adquiridos em maio.
A diretora explica que, no modelo anterior, não havia como aferir de forma precisa o volume das ligações, nem atender à demanda de telefonemas. A partir de registros manuais, estimava-se que ocorriam cerca de sete mil ligações por mês. “Hoje, sabemos que só em um dia ocorre a metade disso”, revela Sílvia, acrescentando que a insuficiência de linhas disponíveis impedia as pessoas de contatar o serviço. Atualmente, se o telefone está ocupado, o cidadão pode registrar sua mensagem em uma espécie de secretária eletrônica.
“Ainda não atingimos o ideal, mas, no aspecto da qualidade, a Câmara está chegando ao nível de atendimento das grandes instituições. Nosso equipamento é moderníssimo”, afirma a diretora, lembrando que 85% das ligações são atendidas, com duração média de quatro minutos cada uma.
Sílvia Mergulhão revela que, a partir de 2005, a Central fará pesquisas para avaliar a opinião dos cidadãos sobre as decisões tomadas na Câmara.

Serviços disponíveis
Há diversos serviços e informações disponíveis na Central de Comunicação Interativa que podem ser utilizados estrategicamente pelas unidades da Casa. É possível, por exemplo, usar os serviços e canais para divulgar atividades da Câmara, coletar dados de apoio a pesquisas e promover campanhas institucionais ou de utilidade pública. O trabalho da Central viabiliza ainda a participação dos cidadãos nos veículos de comunicação da Casa, as inscrições em eventos institucionais e o recebimento de denúncias pelas CPIs.
A Central recebe manifestações dos cidadãos por telefone, correspondência, fax e correio eletrônico. Além da discagem direta gratuita, o cidadão também pode enviar uma mensagem de texto para o correio eletrônico cidadao@camara.gov.br ou usar o Fale Conosco, disponível na página da Câmara dos Deputados no endereço www.camara.gov.br. Todas as manifestações são encaminhadas aos parlamentares ou às unidades da Casa, como as comissões técnicas.
 
 
Agência Câmara

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