Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 21 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Até final do ano Eletrobrás diz se MS vai ter usina nuclear

8 Nov 2010 - 08h44Por Eletrobrás

Faltando pouco menos de 60 dias para acabar o ano, a Eletrobras se manifestou nesta sexta-feira sobre a possibilidade de instalação de uma usina nuclear em Mato Grosso do Sul. A resposta veio por meio de um pedido de explicações encaminhado pelo fórum Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Suste ntável do MS e Fórum de Defesa do Pantanal.

 

Na tarde desta sexta-feira membros do Conselho de Consumidores da Enersul (Concen/MS) se reuniram para tomar ciência da resposta enviada pelo diretor-presidente da Eletrobrás, Leomam dos Santos Guimarães, sobre os questionamentos que a entidade fez sobre os critérios para instalação de uma usina nuclear, prazos, estudos previstos, acompanhamento da sociedade nas discussões e ainda sobre um entedimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Um dos principais quesitos solicitados pelas entidades e a sociedade de um modo geral é sobre o prazo para definição se MS está ou não entre os locais “escolhidos” para receber uma usina nuclear. A resposta foi “Tem-se por objetivo concluir o estudo de seleção de sítio até o final de 2010”. A afirmativa não agradou, pois faltam menos de 60 dias para acabar o ano e até o momento as entidas ainda tem dívidas quanto o real teor da intenção.

Segundo informações da Eletrobras serão instaladas entre quatro e oito usinas, com previsão de várias outras fontes de geração de eletrecidade; todas sem muitas explicações de como serão instaladas, onde e que tipo de impacto pode trazer. Ainda de acordo com o documento oficial, os critérios de seleção incluem obsrvação de locais com inundações, terenos úmidos, custos de transmissão, qualidade da água , entre outros.

Rosimeire Cecília da Costa, que é membro do Concen/MS , como represntante do Procon; destaca que na reunião desta sexta-feira foi analisado o documento encaminhado pela Eletrobras e que depois isto será pedido ao consultor da entidade, Jenner Ferreira, para que também analise minuciosamente. “Não vamos nos manifestar ainda, pois o documento está cheio de marcos regulatórios”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso