Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Assentamentos rurais do interior organizam venda de mercadorias

24 Mai 2007 - 13h36
Produtores rurais de Sidrolândia, que fazem parte do programa Unidade Familiar de Produção Agrícola Sustentável – UFPAS, se uniram para comercializar suas produções no município. Num terreno em comum entre os assentamentos foi construído um galpão que concentra em um local de venda fixo a comercialização da mercadoria. Duas vezes na semana, eles se reúnem no chamado “Ponto de Recolhimento de Produtos Hortifruti” e promovem feiras.
 
O hortifruti, pré-selecionado pelo próprio produtor, é levado até o galpão para vendas à Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul - Ceasa, em Campo Grande, em barracas nas rodovias e porta a porta. Dentre os produtos comercializados estão: milho verde, abobrinha, pimentão, jiló, berinjela, quiabo, feijão catador, pimenta, cebolinha, salsa, coentro, abacaxi e mandioca.
 
O trabalho envolve trinta famílias de Sidrolândia beneficiadas pelo programa UFPAS, que tem como objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica dos assentamentos rurais. Os municípios de Nioaque e Miranda também recebem apoio do projeto, totalizando noventa famílias assistidas em todo o Estado. A iniciativa é resultado da assinatura de um convênio entre o Sebrae em Mato Grosso do Sul, Fundação Banco do Brasil e as prefeituras municipais.
 
O programa utiliza como tecnologia nas pequenas propriedades rurais o sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS, que oferece baixo custo para a produção, sem o uso de agrotóxicos, o que torna a atividade produtiva viável e facilmente absorvida pelo agricultor familiar.
 
Com uma engenharia simples, o sistema de produção, construído em forma circular, é composto por uma horta, um quintal agroflorestal e uma criação de aves caipiras no centro. “Quando esses pilares estão interligados no manejo, as famílias conseguem uma produção diversificada a custo menor”, comenta o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Aly Ndiaye. 
 
A irrigação é feita de maneira simples e barata, pelo método de gotejamento, e a adubagem através do escoamento do esterco pelo galinheiro. O quintal é uma área complementar, destinada à produção de frutas, grãos e outras culturas, com o objetivo de auxiliar na alimentação da família e dos animais do assentamento. Para um grupo de cinco pessoas é necessário um terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados.
 
De acordo com o gestor do programa no Estado, Aroldo de Almeida Silva, “o sistema cria condições para melhorar a base alimentar das famílias, gera emprego e renda, favorece a manutenção de cidadãos em suas localidades, e ainda colabora para a preservação do meio ambiente”.
 
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Sidrolândia, Nilo Cervo, “o resultado que a agricultura familiar está gerando para o município é surpreendente. Além de os produtos destas famílias estarem sendo comercializados até na capital do Estado, a melhoria da qualidade de vida destes trabalhadores é visível”.
 
A vice-prefeita da cidade, Solangi Maria Fontana Stefanello, recentemente visitou os assentamentos rurais e se diz encantada com os efeitos do programa. “É fantástico o que o PAIS está fazendo para estas pessoas, o programa oportuniza os pequenos produtores a terem segurança no trabalho, através do apoio técnico, motivacional e organizacional”, comenta.
 
De acordo com Solangi, estão sendo instaladas três grandes usinas de álcool no município, que irão gerar de dois a três mil empregos diretos ou indiretos. “Isto significa que a ocasião é favorável para os assentamentos investirem no cultivo de cana-de-açúcar. A garantia de venda deste produto será certa”.
 
O fomento da agricultura familiar em Sidrolândia é uma das prioridades na opinião da vice-prefeita. “Queremos duplicar, triplicar a produtividade dos assentamentos rurais. Isto vai gerar retorno financeiro tanto para eles quanto para o município”, conclui.
 
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis