Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 15 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Assembléia inclui 7 municípios na lista dos pobres

9 Mai 2007 - 11h10
Menos de 48 horas após a audiência pública que colocou em guerra os prefeitos de Mato Grosso do Sul, a Assembléia Legislativa deve apresentar hoje nova versão do fundo destinado a compensar municípios pouco aquinhoados pelo ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços).

Definida na noite de ontem, a proposta, que vai ampliar de 44 para 51 o número de municípios contemplados pelo fundo, vai ser apresentada em plenário pelo deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), autor do requerimento que deu origem à audiência publica.

O FRES (Fundo de Reequilíbrio Social e Econômico) foi criado como alternativa para contemplar os municípios que menos recebem ICMS, mas desagradou aos prefeitos. A intenção inicial era destinar, para as prefeituras mais pobres, 3% da cota-parte que é partilhada entre os municípios.

Para classificar um município como pobre, o advogado tributarista Alexandre Bastos criou uma fórmula. Dividiu o índice de ICMS que cada município recebe pelo número de eleitores que possui.

Chegou a um índice médio de 0,000090. Os 44 municípios que ficaram abaixo desta média teriam direito ao FRES. "Mesmo assim, houve reclamação. Porque para compor o FRES de 3% tive que tirar um pouquinho de cada município. Houve município que perdeu para compor o FRES e o que recebeu do fundo não compensou esta perda", explicou Bastos.

Assim, na nova proposta a ser apresentada hoje, dos 3%, 2,7% continuam a ser distribuídos aos 44 municípios, em ordem inversamente proporcional, ou seja, quanto menor o índice obtido, mais recurso receberá. Os 0,3% restantes serão partilhados entre sete municípios que têm índice até 50% maior que a média de 0,000090.

"São municípios que não se enquadram numericamente na categoria dos pobres, mas que recebem pouco ICMS", justificou o tributarista. Entre estes sete municípios, segundo Bastos, estão Bodoquena, Corguinho e Caracol.

Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo
REVISTA VEJA
Pesquisa: Bolsonaro tem 54% dos votos válidos; Haddad, 46%
A FAZENDA
Fazendeiro Evandro Santo gera nova punição
COPA DO BRASIL
Corinthians promete maior prêmio de sua história por título