Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 17 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Assembléia inclui 7 municípios na lista dos pobres

9 Mai 2007 - 11h10
Menos de 48 horas após a audiência pública que colocou em guerra os prefeitos de Mato Grosso do Sul, a Assembléia Legislativa deve apresentar hoje nova versão do fundo destinado a compensar municípios pouco aquinhoados pelo ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços).

Definida na noite de ontem, a proposta, que vai ampliar de 44 para 51 o número de municípios contemplados pelo fundo, vai ser apresentada em plenário pelo deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), autor do requerimento que deu origem à audiência publica.

O FRES (Fundo de Reequilíbrio Social e Econômico) foi criado como alternativa para contemplar os municípios que menos recebem ICMS, mas desagradou aos prefeitos. A intenção inicial era destinar, para as prefeituras mais pobres, 3% da cota-parte que é partilhada entre os municípios.

Para classificar um município como pobre, o advogado tributarista Alexandre Bastos criou uma fórmula. Dividiu o índice de ICMS que cada município recebe pelo número de eleitores que possui.

Chegou a um índice médio de 0,000090. Os 44 municípios que ficaram abaixo desta média teriam direito ao FRES. "Mesmo assim, houve reclamação. Porque para compor o FRES de 3% tive que tirar um pouquinho de cada município. Houve município que perdeu para compor o FRES e o que recebeu do fundo não compensou esta perda", explicou Bastos.

Assim, na nova proposta a ser apresentada hoje, dos 3%, 2,7% continuam a ser distribuídos aos 44 municípios, em ordem inversamente proporcional, ou seja, quanto menor o índice obtido, mais recurso receberá. Os 0,3% restantes serão partilhados entre sete municípios que têm índice até 50% maior que a média de 0,000090.

"São municípios que não se enquadram numericamente na categoria dos pobres, mas que recebem pouco ICMS", justificou o tributarista. Entre estes sete municípios, segundo Bastos, estão Bodoquena, Corguinho e Caracol.

Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESCARGA ELÉTRICA
Técnico de Rerigeração morre após sofrer choque ao manusear microondas
DOENÇA DO SÉCULO
Rapaz que se jogou da ponte do Rio Piquiri se despediu de amiga antes
COMOÇÃO
Jovem de 19 anos morre após contrair bactéria em parto
NOVELA GLOBAL
Josiane mata de novo em 'A dona do pedaço': saiba quem é a próxima vítima!
NOVELA GLOBAL
'A dona do pedaço': Maria da Paz conhece Gilda, que lhe vende mansão cara
ECLIPSE LUNAR
Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o Brasil; veja os horários
BARBÁRIE
Moça de 22 anos é agredida até a morte após se negar a fazer sexo
COMOÇÃO
Jovem Lenara, filha de vice prefeito morre vitima de câncer
100 REMEDIOS
Ministério da Saúde suspende fabricação de 19 remédios;veja aqui a lista dos medicamentos cortados
ABANDONADA NO ALTAR
Morre jovem que casou sozinha após ser abandonada no altar