Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Assembléia aprova Tiago para presidência da Agepan

7 Dez 2004 - 17h58
A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou hoje o nome do atual diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), Anízio Tiago, para continuar no comando da autarquia a partir de 1º de janeiro. A indicação foi encaminhada pelo governador Zeca do PT. À frente da agência desde sua implantação, em janeiro de 2002, Tiago terá seu primeiro mandato encerrado no fim de dezembro e deverá ser reconduzido para mais quatro anos.

Pela natureza de seu trabalho, a legislação prevê que os diretores da agência reguladora atuem mediante mandato, com indicação do Poder Executivo e aprovação da Assembléia Legislativa (semelhante ao que ocorre com as agências federais, onde o Congresso Nacional aprova os nomes dos dirigentes).

Pós-graduado em Administração Financeira e Controladoria, Anízio Tiago foi, entre outras atividades, gerente financeiro e presidente da empresa estadual de saneamento e presidiu também a Agência de Gestão de Empreendimentos (responsável pelos setores de obras e de infra-estrutura viária). Há três anos, foi nomeado pelo governador Zeca do PT para implantar a Agepan, criada pela Lei nº. 2.363, de 19 de dezembro de 2001.

Em seis meses, a agência foi estruturada para iniciar suas atividades, se credenciou tecnicamente e firmou convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde então, realiza atividades complementares de fiscalização nas áreas de geração e distribuição de energia em todo o território de Mato Grosso do Sul.

Há um ano e meio, Tiago coordenou a agência em mais um importante passo: o início da regulação e fiscalização do serviço de transporte intermunicipal de passageiros. Atualmente, a agência coordena projeto do governo estadual de modernização deste sistema, e fiscaliza, em convênio com a ANTT, o transporte nas linhas interestaduais. A distribuição de gás canalizado e o saneamento devem ser os próximos serviços públicos a passar pelo crivo do órgão regulador.

De Belém (PA), onde está participando do Fórum de Transportes da Associação Brasileira de Agências de Regulação, Anízio Tiago avaliou que a indicação de seu nome para continuar à frente da Agepan revela o reconhecimento e o desejo do governador Zeca do PT de garantir a consolidação da agência.

“A atual administração estadual tem se pautado pela modernização, e criou a Agepan como ferramenta para modernizar e buscar a melhoria dos serviços públicos tarifados”, ele diz. “Acredito que o governador e a Assembléia reconheceram que nossa equipe tem conduzido a agência num rumo técnico, a exemplo das agências nacionais, buscando contribuir para a construção de um novo Mato Grosso do Sul”.
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho