Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Artuzi sabia que esquema estava sendo gravado, diz Passaia

2 Set 2010 - 15h18Por Mídia Max

O prefeito de Dourados, Ari Artuzi, sabia que estava sendo filmado nos encontros com políticos e empresários locais, no suposto esquema de corrupção revelado pela Polícia Federal na Operação Uragano. É o que Eleandro Passaia, jornalista e secretário de Governo, teria confidenciado a um amigo.

Quando Passaia começou a fazer as gravações que culminariam na prisão de 28 suspeitos, ele teria comentado o fato com Artuzi. Mas o prefeito acreditava que aquilo serviria como instrumento de pressão contra os vereadores, ou seja, uma prova de que a Câmara estaria envolvida até o pescoço com as supostas fraudes em licitações públicas e cobrança de propina.

Como exemplo, o jornalista relembrou o caso em que o prefeito concedia entrevista a uma rádio local. Em um dado momento, um dos vereadores se incomodou com a atitude de Artuzi, que em seguida disse a Passaia: “Olha aí, ele não está sabendo” – uma referência ao plano supostamente arquitetado pelo prefeito.

Requintes de "James Bond"

Passaia teve auxílio da Polícia Federal para delatar o esquema, e para isso recebeu emprestado vários equipamentos sofisticados de gravação. O aparato - digno de um agente secreto - continha canetas e relógios com microfone e câmera embutidos. Os vídeos flagraram Ari Artuzi recebendo maços de cédulas de R$ 100 e 50, e a esposa dele, Maria Artuzi, fazendo sinal com os dedos de que queria dinheiro, e também recebendo altas quantias.

Frieza

O jornalista deve publicar um livro-reportagem, com cerca de 120 páginas, e que relata passo a passo como desarticulou o esquema em Dourados. O conteúdo “bombástico” deve revelar detalhes que talvez apenas a Polícia Federal saiba, como nomes de políticos citados durante as investigações.

Mesmo sabendo que a administração pública de Dourados estava prestes a ruir, Passaia teve calma para proteger sua família de eventuais perseguições, depois que o caso fosse à tona. O jornalista aos poucos retirou os parentes da cidade, e entregou a casa alugada por ele.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína
EQUIPARADO AO RACISMO
Agora Homofobia é crime, STF criminaliza
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos com depressão comete suicídio e choca cidade
REVOLTANTE
Filho é preso por ficar com aposentadoria e manter pais idosos morando em situação de miséria
BARBÁRIE
Nus e amarrados, corpos de três jovens são encontrados mortos em matagal