Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Artigo: “Política Suja I: Compra e Venda de Voto”, por Wagner Cordeiro

26 Ago 2010 - 12h05Por

POLÍTICA SUJA I: COMPRA E VENDA DE VOTO

 

Wagner Cordeiro Chagas

Caro leitor, aproveitando este momento de campanha eleitoral - importantíssimo para a história da democracia brasileira - apresentarei uma série de três artigos intitulados Política Suja, com objetivo de descrever três meios, os quais penso ser os mais nojentos, que alguns candidatos (as) adotam para ascender ao poder político, são eles: COMPRA E VENDA DE VOTOS, ABUSO DE PROMESSAS e PERSEGUIÇÃO AO ELEITOR (A).

 

Entretanto, antes de discorrer sobre isso, é válido ressaltar, para não cometer injustiça, que apesar da existência de um grande número de políticos corruptos, que usam e abusam da politicagem, ainda existem aqueles que possuem bom caráter e buscam, através da conduta democrática, desenvolver políticas voltadas para o bem comum de seu povo, para a coletividade.

 

Que acreditar em nossas autoridades políticas está cada vez mais difícil, não resta dúvida. Os recentes escândalos de corrupção ocorridos nas variadas esferas do poder no Brasil deixaram muitos cidadãos (ãs) desencantados com as promessas de mudanças feitas pelos candidatos (as) a cargos eletivos. Já não se discute política neste país como se fazia, por exemplo, no período da abertura democrática ao longo dos anos de 1980. Para que você nobre leitor (a) não perca a esperança e possa conhecer melhor os políticos que existem por aí, tentarei mostrar neste texto, como identificar e prevenir-se dos candidatos (as) pilantras.

 

 Inicio descrevendo uma das práticas mais comuns desse tipo de gente: a compra de votos. Político dessa categoria adora utilizar essa prática abominável. Ora meu amigo (a), reflitamos. Se determinado postulante a cargo político lhe oferece uma quantia em dinheiro, uma dentadura, uma lata de tinta, um tanque cheio de combustível, entre outras coisas, para que você possa dar-lhe um voto, fica evidente que este sujeito cara de pau, antes de se eleger, já pertence à banda podre da corrupção.

 

O que esperar de um político (a) como este caso venha eleger-se, já que antes de assumir o mandato, ele já é corrupto? Por outro lado, é uma tremenda falta de consideração para com o eleitor (a), pois se subentende que o concorrente imagina que pode comprar a consciência do povo. Infelizmente, muitos eleitores (as) deixam-se levar por essa barbaridade e acabam por participar dessa maracutaia. Peço desculpas a essas pessoas, mas no caso de venda do voto, aquele que faz esse tipo de negócio também é CORRUPTO e pode sofrer as consequências, já que comprar e vender voto é CRIME ELEITORAL. Não adianta reclamar depois se aquele eleito que comprou um dos seus principais direitos vier a envolver-se em escândalos ou nem dar-lhe confiança, afinal você não fez por merecer.

 

Vender-se por um benefício qualquer deve ser motivo de vergonha para os que se dizem cidadãos (ãs). Um direito conquistado por meio de muitos empenhos e debates, num país que aos poucos aperfeiçoa sua democracia, não merece tamanha falta de respeito. A você candidato (a) que comemora ascender ao poder com esses métodos, e a você eleitor (a) que bate no peito e se orgulho ao dizer que vota em que melhor lhe pagar, deixo-lhes um recado: TOMEM VERGONHA NA CARA! E a você cidadão (ãs) consciente que não aceita esse tipo de coisa: DENUNCIE A COMPRA E VENDA DE VOTOS, E SINTA-SE HONRADO EM COLABORAR COM A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA HISTÓRIA PARA O BRASIL.   

 


Professor de História na rede estadual em Fátima do Sul-MS, licenciado pela UFGD, fatimassulense da gema e CRENTE DE QUE SOMENTE A EDUCAÇÃO É CAPAZ DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE. E-mail: wc-chagas@hotmail.com

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto