Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 26 de maio de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Artigo Evolução... Até Quando? por alunos da Escola Filinto Muller

26 Jun 2007 - 11h12

EVOLUÇÃO... ATÉ QUANDO?*

 

 

Os transportes e as indústrias foram um degrau para a evolução da  humanidade, porem os degraus foram bem maiores para contribuir com a destruição dela. A terra o único planeta habitado de que se tem noticia, corre sérios riscos de saúde, a vida no planeta é abundante, mas não se sabe até quando.

As indústrias são grandes geradoras de empregos, mas grandes geradores de poluentes atmosféricos também e podemos dizer que suas chaminés e esgotos contribuem e muito para o aquecimento global.

Os transportes automobilísticos são também grandes poluentes atmosféricos, pois na queima do combustível é liberado entre outros o Co² gás carbônico.

Hoje em dia parece ter virado moda a onda da preservação do meio ambiente, Famosos dos quatros cantos do mundo a se promover a custo da devastação do planeta.

Cientificamente falando seria quase irreversível o processo que levou a deterioração da camada de Ozônio, o grande buraco na camada desse gás  permite a passagem de raios solares muito fortes e nocivos a terra e a seus habitantes. Isso ocorre graças a liberação de gases na atmosfera, esse processo vem ocorrendo desde a utilização de automóveis movidos a gasolina e industrias que liberam gases pelas chaminés sem filtros.

Nos dias atuais foram criados vários modos para diminuir a liberação desses gases na atmosfera e uma crescente busca pela utilização de recursos renováveis, por exemplo, hoje é possível adquirir energia elétrica através da energia solar, um tipo de energia  abundante na natureza que  porém necessita de armazenamento, pois seu suprimento é descontinuo e irregular como acontece durante a noite ou quando o dia esta encoberto.  A energia solar pode ser captada por meio de chapas escuras de metal, que esquentam a água que circula pelas resistências. Uma importante transformação de energia do sol em energia elétrica se dá por meios de células fotovoltaicas que tem grandes aplicações em satélite artificiais.

A energia eólica é proporcionada pelo vento e captada  através de turbinas semelhantes a cata-ventos. Não é uma forma de energia muito pratica devido à irregularidade dos ventos.

Embora na prática a poluição química não possa ser totalmente eliminada, ela pode ser diminuída através de providencias como as relacionadas abaixo:

1- instalação de filtros nas chaminés das fabricas; esses filtros retêm muitas impurezas eliminadas pelas chaminés:

2- regulagem de motores que funcionam por combustível: quando bem regulados, esses motores eliminam uma menor quantidade de poluentes;

3-  substituição de combustíveis muito poluentes por menos poluentes; no Brasil, por exemplo, o álcool obtido na cana-de-açúcar tem sido usado em certa quantidade como substituto da gasolina; e o álcool é menos poluentes que a gasolina, além de ser um produto renovável;

4- substituição de veículos movidos a combustíveis por veículos elétricos; nas cidades, por exemplo, os trens e ônibus movidos a óleo diesel podem ser substituídos por trens e ônibus movidos por eletricidade;

5- uso de detergentes biodegradáveis (que se decompõem) no lugar de detergentes não biodegradáveis, estes responsáveis por grandes partes da poluição dos rios.

 

         Atitudes simples no nosso dia-a-dia e a severa educação ambiental das gerações mais novas podem contribuir na salvação do planeta, os jovens são grandes formadores de opinião e debatem dentro de suas casas os problemas ambientais, mesmo tendo muitos pais, tios e avos que não acreditem que nosso planeta clama por socorro. A salvação do planeta passa diretamente pelas nossas casas e você como agente causador da poluição deve refletir e contribuir para encontrar meios de salvarmos a nossa casa terra.

 

 

*Artigo Realizado em conjunto com alunos do 1ºano do Ensino Médio turma C da Escola Estadual Senador Filinto Muller:

Letícia Maria Rodrigues Brito

Jéssica Almeida

Miriam Rodrigues

Rafael Sabino

**Colaboração da Prof. Regiane Coelho Pereira

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISITA ILUSTRE
Em Bonito (MS), Miss Brasil Júlia Horta destaca 'A energia daqui é inexplicável'
COISA DE DOIDO
Sucuri ataca bombeiro durante resgate em SP; assista!
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda