Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 12 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Artigo Evolução... Até Quando? por alunos da Escola Filinto Muller

26 Jun 2007 - 11h12

EVOLUÇÃO... ATÉ QUANDO?*

 

 

Os transportes e as indústrias foram um degrau para a evolução da  humanidade, porem os degraus foram bem maiores para contribuir com a destruição dela. A terra o único planeta habitado de que se tem noticia, corre sérios riscos de saúde, a vida no planeta é abundante, mas não se sabe até quando.

As indústrias são grandes geradoras de empregos, mas grandes geradores de poluentes atmosféricos também e podemos dizer que suas chaminés e esgotos contribuem e muito para o aquecimento global.

Os transportes automobilísticos são também grandes poluentes atmosféricos, pois na queima do combustível é liberado entre outros o Co² gás carbônico.

Hoje em dia parece ter virado moda a onda da preservação do meio ambiente, Famosos dos quatros cantos do mundo a se promover a custo da devastação do planeta.

Cientificamente falando seria quase irreversível o processo que levou a deterioração da camada de Ozônio, o grande buraco na camada desse gás  permite a passagem de raios solares muito fortes e nocivos a terra e a seus habitantes. Isso ocorre graças a liberação de gases na atmosfera, esse processo vem ocorrendo desde a utilização de automóveis movidos a gasolina e industrias que liberam gases pelas chaminés sem filtros.

Nos dias atuais foram criados vários modos para diminuir a liberação desses gases na atmosfera e uma crescente busca pela utilização de recursos renováveis, por exemplo, hoje é possível adquirir energia elétrica através da energia solar, um tipo de energia  abundante na natureza que  porém necessita de armazenamento, pois seu suprimento é descontinuo e irregular como acontece durante a noite ou quando o dia esta encoberto.  A energia solar pode ser captada por meio de chapas escuras de metal, que esquentam a água que circula pelas resistências. Uma importante transformação de energia do sol em energia elétrica se dá por meios de células fotovoltaicas que tem grandes aplicações em satélite artificiais.

A energia eólica é proporcionada pelo vento e captada  através de turbinas semelhantes a cata-ventos. Não é uma forma de energia muito pratica devido à irregularidade dos ventos.

Embora na prática a poluição química não possa ser totalmente eliminada, ela pode ser diminuída através de providencias como as relacionadas abaixo:

1- instalação de filtros nas chaminés das fabricas; esses filtros retêm muitas impurezas eliminadas pelas chaminés:

2- regulagem de motores que funcionam por combustível: quando bem regulados, esses motores eliminam uma menor quantidade de poluentes;

3-  substituição de combustíveis muito poluentes por menos poluentes; no Brasil, por exemplo, o álcool obtido na cana-de-açúcar tem sido usado em certa quantidade como substituto da gasolina; e o álcool é menos poluentes que a gasolina, além de ser um produto renovável;

4- substituição de veículos movidos a combustíveis por veículos elétricos; nas cidades, por exemplo, os trens e ônibus movidos a óleo diesel podem ser substituídos por trens e ônibus movidos por eletricidade;

5- uso de detergentes biodegradáveis (que se decompõem) no lugar de detergentes não biodegradáveis, estes responsáveis por grandes partes da poluição dos rios.

 

         Atitudes simples no nosso dia-a-dia e a severa educação ambiental das gerações mais novas podem contribuir na salvação do planeta, os jovens são grandes formadores de opinião e debatem dentro de suas casas os problemas ambientais, mesmo tendo muitos pais, tios e avos que não acreditem que nosso planeta clama por socorro. A salvação do planeta passa diretamente pelas nossas casas e você como agente causador da poluição deve refletir e contribuir para encontrar meios de salvarmos a nossa casa terra.

 

 

*Artigo Realizado em conjunto com alunos do 1ºano do Ensino Médio turma C da Escola Estadual Senador Filinto Muller:

Letícia Maria Rodrigues Brito

Jéssica Almeida

Miriam Rodrigues

Rafael Sabino

**Colaboração da Prof. Regiane Coelho Pereira

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concursos oferecem mais de 1 mil vagas e salários de até R$ 6,6 mil no MS
NOVA EQUIPE
Bolsonaro intensifica processo de transição esta semana em Brasília
ESPORTE EM TOUROS
VÍDEO: Peão de MS morre após ser pisoteado por touro em rodeio no interior de SP
ULTIMO CAPITULO
Globo exibe último capítulo de Segundo Sol e assunto bomba
DE GLÓRIA DE DOURADOS PARA O MUNDO
Ana Karla é convidada especial da Hyundai para um talk show neste sábado em São Paulo
1ª INDIGENA NO GOVERNO
Índia da equipe de Jair Bolsonaro já atuou com Cauã Reymond e foi moradora de rua
FINAL DE NOVELA
Valentim beija Rosa em gravação que vai ao ar no fim de 'Segundo sol'; veja mais detalhes