Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Artigo Evolução... Até Quando? por alunos da Escola Filinto Muller

26 Jun 2007 - 11h12

EVOLUÇÃO... ATÉ QUANDO?*

 

 

Os transportes e as indústrias foram um degrau para a evolução da  humanidade, porem os degraus foram bem maiores para contribuir com a destruição dela. A terra o único planeta habitado de que se tem noticia, corre sérios riscos de saúde, a vida no planeta é abundante, mas não se sabe até quando.

As indústrias são grandes geradoras de empregos, mas grandes geradores de poluentes atmosféricos também e podemos dizer que suas chaminés e esgotos contribuem e muito para o aquecimento global.

Os transportes automobilísticos são também grandes poluentes atmosféricos, pois na queima do combustível é liberado entre outros o Co² gás carbônico.

Hoje em dia parece ter virado moda a onda da preservação do meio ambiente, Famosos dos quatros cantos do mundo a se promover a custo da devastação do planeta.

Cientificamente falando seria quase irreversível o processo que levou a deterioração da camada de Ozônio, o grande buraco na camada desse gás  permite a passagem de raios solares muito fortes e nocivos a terra e a seus habitantes. Isso ocorre graças a liberação de gases na atmosfera, esse processo vem ocorrendo desde a utilização de automóveis movidos a gasolina e industrias que liberam gases pelas chaminés sem filtros.

Nos dias atuais foram criados vários modos para diminuir a liberação desses gases na atmosfera e uma crescente busca pela utilização de recursos renováveis, por exemplo, hoje é possível adquirir energia elétrica através da energia solar, um tipo de energia  abundante na natureza que  porém necessita de armazenamento, pois seu suprimento é descontinuo e irregular como acontece durante a noite ou quando o dia esta encoberto.  A energia solar pode ser captada por meio de chapas escuras de metal, que esquentam a água que circula pelas resistências. Uma importante transformação de energia do sol em energia elétrica se dá por meios de células fotovoltaicas que tem grandes aplicações em satélite artificiais.

A energia eólica é proporcionada pelo vento e captada  através de turbinas semelhantes a cata-ventos. Não é uma forma de energia muito pratica devido à irregularidade dos ventos.

Embora na prática a poluição química não possa ser totalmente eliminada, ela pode ser diminuída através de providencias como as relacionadas abaixo:

1- instalação de filtros nas chaminés das fabricas; esses filtros retêm muitas impurezas eliminadas pelas chaminés:

2- regulagem de motores que funcionam por combustível: quando bem regulados, esses motores eliminam uma menor quantidade de poluentes;

3-  substituição de combustíveis muito poluentes por menos poluentes; no Brasil, por exemplo, o álcool obtido na cana-de-açúcar tem sido usado em certa quantidade como substituto da gasolina; e o álcool é menos poluentes que a gasolina, além de ser um produto renovável;

4- substituição de veículos movidos a combustíveis por veículos elétricos; nas cidades, por exemplo, os trens e ônibus movidos a óleo diesel podem ser substituídos por trens e ônibus movidos por eletricidade;

5- uso de detergentes biodegradáveis (que se decompõem) no lugar de detergentes não biodegradáveis, estes responsáveis por grandes partes da poluição dos rios.

 

         Atitudes simples no nosso dia-a-dia e a severa educação ambiental das gerações mais novas podem contribuir na salvação do planeta, os jovens são grandes formadores de opinião e debatem dentro de suas casas os problemas ambientais, mesmo tendo muitos pais, tios e avos que não acreditem que nosso planeta clama por socorro. A salvação do planeta passa diretamente pelas nossas casas e você como agente causador da poluição deve refletir e contribuir para encontrar meios de salvarmos a nossa casa terra.

 

 

*Artigo Realizado em conjunto com alunos do 1ºano do Ensino Médio turma C da Escola Estadual Senador Filinto Muller:

Letícia Maria Rodrigues Brito

Jéssica Almeida

Miriam Rodrigues

Rafael Sabino

**Colaboração da Prof. Regiane Coelho Pereira

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS