Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 18 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Artigo "Alimento: Pra Que Te Quero" por alunos do Filinto Muller

27 Jun 2007 - 17h09

ALIMENTOS: PRA QUE TE QUERO?

Os alimentos possuem diversas funções no organismo. Dentre elas estão à função energética que fornecem energia para o nosso corpo, a função construtora que auxilia no crescimento e restabelecimento dos tecidos e a reguladora que tem a função de regular o funcionamento do corpo.

Os alimentos são importantes por apresentarem as substâncias que atuam na manutenção do corpo. Além disso, a alimentação influi em todos os sistemas. Se refletindo no comportamento de cada pessoa, coisas tais como, humor, inteligência, memória, disposição física, entre outros.

Para levar uma vida tranqüila é necessário obter saúde. A saúde só é alcançada quando temos uma alimentação saudável. Não podemos esquecer que Uma alimentação saudável passa, principalmente, pelas diferenças sócio-econômicas de nosso país. Isso quer dizer que cada classe social tem um tipo de alimentação, isso explica o porque de tantas diferenças encontradas na saúde das pessoas em diferentes condições sociais e deferentes regiões de nosso pais. Temos abaixo como seria uma alimentação perto do ideal em nosso dia-a-dia:

1-     Tenha refeições variadas variada e tenha pelo menos três refeições (café da manhã almoço e jantar). O ideal é lanchar (com frutas, iogurte ou leite) às 10 e às 15 horas. Coma um lanche à noite, se der fome. Assim pode-se fracionar a alimentação em seis refeições por dia, equilibradamente;

2-     Comer sempre verduras e legumes;

3-     Comer sempre sal e açúcar com moderação. Devemos tentar sentir o sabor natural das coisas. Colocar menos ou até comer sem açúcar;

4-     Tomar diariamente bastante água;

5-     Ter bastante higiene com os alimentos;

6-     Manter o peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos (é uma forma de equilibrar a alimentação);

7-     Faça das refeições um encontro agradável. Não é hora de brigas e desentendimentos.

Evite consumo acentuado de alimentos gordurosos eles são prejudiciais a saúde causando obesidade e aumento das gorduras sangüíneas como triglicérides. As gorduras trans estão presentes em alguns alimentos in natura, onde passam pelo processo de hidrogenação natural, ocorrido nos animais. A carne e o leite possuem pequenas quantidades de gordura trans. A gordura hidrogenada, que é um tipo específico de gordura, trans produzido industrialmente, tem como exemplo as margarinas e alimentos preparados com estes ingredientes. Além de alimentos industrializados, como sorvete, salgadinho de pacote, bolos industrializados, biscoitos recheados, bolachas, batata frita, pratos congelados, margarinas e outros.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura do tipo trans altera o metabolismo lipídico, causando aumento no colesterol sangüíneo total e ainda do LDL-colesterol (o mau colesterol). Outra desvantagem do consumo de gordura trans é a diminuição do colesterol bom, o HDL-colesterol e lembre-se: tudo que comemos produz efeito, causa algum impacto.

 

*Artigo Realizado em conjunto com alunos do 1ºano do Ensino Médio turma C da Escola Estadual Senador Filinto Muller:

Brenda de Paula

Dayana Vieira

Eliel Lange Rodrigues

Fabiana Almeida

Mary Ane Souza

**Colaboração da Prof. Regiane Coelho Pereira e Altair Albuquerque

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto