Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Aprovada obrigatoriedade de divisórias em caixas automáticos

10 Jun 2010 - 05h49Por MS Notícias

Foi aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei projeto de lei 117/2010, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que institui a obrigatoriedade da instalação de divisórias nos caixas automáticos e de atendimento dos estabelecimentos bancários do Estado de Mato Grosso do Sul e o atendimento reservado aqueles que desejarem.

Amarildo Cruz enfatizou que os estabelecimentos bancários sediados no Estado deverão instalar, nos caixas automáticos e de atendimento, divisórias que impeçam a visibilidade das operações, visando garantir a privacidade de seus usuários. As divisórias ou biombos deverão ser instalados em todas as agências bancárias e postos de atendimentos desta natureza, em material opaco e sem conter frestas ou áreas de transparência.

Ele disse ainda que os estabelecimentos deverão oferecer as agências bancárias deste Estado atendimento reservado aos clientes que assim desejarem, em lugar isolado dos caixas de atendimento e da área de circulação.

De acordo com a justificativa do projeto, a finalidade da proposta é garantir a privacidade de clientes e usuários na realização de uma simples consulta de saldo ou retirada de extratos, ou mesmo ainda assegurando o devido sigilo na realização de saques independentemente da quantia retirada.

"A falta de divisórias entre os caixas permite que toda a operação bancária seja observada por quem se encontre na fila aguardando atendimento ou mesmo nas adjacências do estabelecimento, não garantindo com isso o devido sigilo a quem está utilizando do serviço e causando por outro lado constrangimentos aos consumidores em desrespeito ao princípio constitucional", afirma Amarildo Cruz.

O deputado esclarece que nos dias atuais se tem visto na imprensa local e nacional o crescimento de roubos na saída dos bancos, onde são subtraídos mediante grave ameaça todo o dinheiro sacado nos caixas, sendo que em casos mais graves se tem verificado danos à integridade física e a própria vida da vítima. "A forma de agir é uma só, delinqüentes ficam nos interiores dos estabelecimentos bancários observando a retirada de dinheiro para posteriormente agirem", diz.

Autor do projeto, Amarildo Cruz destaca os direitos básicos do consumidor: a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.

Ao finalizar Amarildo Cruz esclarece que o projeto prevê o prazo de 90 dias para adequar suas instalações e o descumprimento desta lei aplicará multa diária no valor de 100 UFERMS, e em dobro no caso de reincidência, cujos valores serão destinados aos fundos de proteção ao consumidor.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação