Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 22 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Anvisa: novas regras para os fumódromos

9 Abr 2007 - 17h54

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende criar um novo padrão para o funcionamento dos fumódromos no Brasil. Atualmente, os fumantes só podem fumar ao ar livre ou em áreas coletivas arejadas e especificadas.

A Anvisa abriu uma consulta pública sobre a proposta de regulamentar os fumódromos. Segundo a agência, o objetivo é minimizar os riscos à saúde dos não-fumantes com o funcionamento de salas exclusivas para fumar.

“Estamos protegendo essa população dos malefícios do tabaco. A criação das áreas exclusivas para fumar é porque, apesar das placas de fumantes e não-fumante, a fumaça não lê isso”, disse o gerente de Tabaco da Anvisa, Humberto Martins.

As salas deverão possuir sistema de climatização específico para reduzir o acúmulo de fumaça e impedir que ela vá para outros ambientes. O espaço deve ter no mínimo 4,8 metros quadrados e pelo menos 1,2 metro quadrado por fumante.

Além disso, os móveis da sala vão ter que ser feitos de materiais não inflamáveis e que minimizem a absorção da fumaça. O local também deverá possuir cinzeiros com caixa de areia e avisos com imagens e frases de advertência definidas pela a Anvisa.

Com a regulamentação, as áreas de fumantes e não-fumantes de bares e restaurantes vão acabar. “A proposta é essa. Os não-fumantes, que são maioria, ficariam protegidos se o estabelecimento proibir o cigarro ou se instalar essas salas”, disse Martins.

A consulta pública vai até o dia 1º de maio. Segundo a Anvisa, a nova norma deve entrar em vigor m 31 de maio, dia anti-tabaco. No entanto os estabelecimentos vão ter 180 dias para se adaptar às novas regras. (com Agência Brasil)

 

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOENÇA DO SÉCULO
Jovem que se jogou da ponte foi encontrado por pescador
MUITO TRISTE
Adolescente perde luta para o câncer e comove toda cidade
TRAGÉDIA
Neto de empresário de transportes morre atropelado por funcionário
CRUELDADE
Criança que estava desaparecida é encontrada morta. Padrasto confessou o crime
BARBÁRIE
Apos perder filha com câncer professora envolve com drogas e é assassinada
DESEMPREGO
Toyota anuncia fim do terceiro turno e demissões em Sorocaba e Porto Feliz
ABUSO SEXUAL
Famílias de jovens abusados sexualmente em estação fazem acordo com Supervia
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Lyris ameaça Agno e faz escândalo dizendo que ele é gay
FAMOSIDADES
Mulher de Eduardo Bolsonaro desativa conta no instagram em meio a polêmica com o marido
CONCURSOS
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas