Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Anvisa determina fim do uso de agrotóxico Endossulfan até 2013

19 Ago 2010 - 06h37Por Notícias MS

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda (16), resolução que determina o banimento de uso, em todo o País, da substância Endossulfan, agrotóxico utilizado no cultivo de algodão, cacau, café, cana de açúcar e soja, entre outros.

          Segundo a Anvisa, a medida é fundamentada em estudos toxicológicos que ligam o uso do  agrotóxico a problemas reprodutivos e endócrinos em trabalhadores rurais e na população.

          O Fiscal Estadual Agropecuário da Iagro/MS, órgão responsável pela fiscalização do uso de agrotóxicos no Estado, orienta que quando o produto perde o registro junto aos órgãos federais, o cadastro desse produto passa a ser automaticamente cancelado. “Em uma situação assim, quando o produto fica sem registro e é encontrado sendo comercializado, o produto é apreendido e o proprietário, autuado”, afirma o fiscal. A multa é no valor de 750 Uferms, sendo que o valor atual do Uferm é de R$ 14,56.

           É válido lembrar que no site da Iagro existe uma relação de todos os produtos agrotóxicos que podem ser comercializados, assim como as empresas que podem comercializar tais produtos. A atualização é feita a cada três meses.

           Pela programação da Anvisa, o produto Endossufan não poderá mais ser importado a partir de 31 de julho de 2011. Um ano depois, sua produção em território nacional será proibida. A retirada será gradual, com prazo final de comercialização até 2013. Nesse período, o endossulfan só poderá ser utilizado em dez Estados, entre eles Mato Grosso do Sul.

          Durante o período de retirada gradual, o endossulfan só poderá ser utilizado em Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo a Anvisa, nesses locais onde o produto continuará permitido durante até 2013, a distribuição e a comercialização terão medidas de controle severas.

            Outras medidas

         De imediato, as empresas não poderão mais fabricar produtos à base de endossulfan em embalagens com menos de 20 litros e será proibida a aplicação costal (por meio de bombas nas costas dos trabalhadores rurais) e área (por meio de aviões) do agrotóxico. Além disso, novos produtos à base de endossulfan não poderão ser mais registrados no Brasil.

          Outra medida que vale desde já é a proibição do uso do agrotóxico para controle de formigas. Também não será autorizado o uso de embalagens metálicas para produto

             Endosulfan

           É um inseticida e acaricida. Este sólido incolor emergiu como um agrotóxico altamente controverso devido à sua grande toxicidade, ao seu potencial de biocumulação e também por interrupção endócrina. Banido em mais de 62 países, incluindo a União Europeia e várias nações ao oeste da África e asiáticas, continua sendo extensivamente usado na India, Brasil e Austrália, por exemplo. É produzido pela Bayer CropScience, Makhteshim Agan e pelo governo indiano - dono da Hindustan Insecticides Limited, entre outras. Devido ao seu risco ao meio ambiente, um banimento global do uso e produção do ensosulfan está sendo considerado pela convenção de Estocolmo.


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS