Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

André recebe Tetila e discute questões de saúde em Dourados

9 Jul 2007 - 11h19

O prefeito de Dourados, Laerte Tetila (PT), e o secretário municipal de Saúde, João Paulo Esteves, se reúnem hoje com o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), para mais uma rodada de negociação sobre os valores da contratualização com o Hospital Evangélico (HE). Também estarão presentes na reunião, diretores do hospital.

Há meses, a administração municipal vem tentando negociar com a instituição hospitalar para garantir o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de Dourados e região. O fato é que, segundo o secretário de Saúde, há um sub-financiamento da Atenção Hospitalar da rede pública de Saúde e por isso o município enfrenta essa situação hoje em dia.

“O problema não pode ser atribuído ao município, mas sim à tabela nacional do SUS que está defasada há anos. A gestão municipal sempre honrou com recursos próprios para o atendimento aos usuários do SUS no HE e quando assumiu a administração, por exemplo, garantiu o pagamento de um grande número de AIHs. A Prefeitura continua atenta e solidária às dificuldades do hospital e encaminhando soluções com seus efetivos parceiros”, enfatizou João Paulo.

O secretário lembrou que o que não há, de fato, é o dinheiro necessário para cobrir a defasagem da tabela nacional do SUS e fala que isso só será possível com o aporte financeiro maior dado pelo Governo do Estado. João Paulo disse ainda que o município tem por obrigação aplicar 15% do seu orçamento em Saúde e que, só este ano, já está aplicando 20% de seus recursos no setor, comprometendo todas as alternativas de aplicação de verbas em Saúde.

“A ajuda dada ao HE e, conseqüentemente, à população de Dourados e região é viabilizar recursos para ampliar os valores que já foram propostos no contrato com o hospital, que está em mais de R$ 300 mil/mês. A dificuldade existe e é por falta de recursos, mas jamais faltou determinação da administração municipal de construir uma relação solidária e de responsabilidade para viabilizar o atendimento no HE para a população”, frisou João Paulo.

Ele destacou ainda que a gestão municipal reconhece os serviços prestados pelo hospital ao longo desses 50 anos. “E esperamos que haja êxito nas negociações na próxima segunda-feira, junto ao governador”.

 

 

Conjuntura Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados