Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

André assinou termo para instalar usina em Nova Alvorada do Sul

23 Ago 2007 - 13h19

O governador André Puccinelli assinou nesta quinta-feira (23) pela manhã na Governadoria, um termo de acordo para concessão de benefícios fiscais com a Empresa Usinas Itamarati S/A para a instalação de unidade industrial sucroalcooleira em Nova Alvorada do Sul. 

“Nós iniciamos nossa gestão no sentido de que pudéssemos normatizar e ter um planejamento em nosso estado sob uma ótica desenvolvimentista”, disse Puccinelli. Segundo ele, o governo vai acompanhar todo o processo de instalação para ter certeza que o cronograma do termo de acordo seja cumprido. 

“Faremos esse acompanhamento porque uma das possibilidades logísticas do projeto é a viabilização do nosso poliduto, que segundo a Petrobras, só será possível se tivermos a produção de 2,5 milhões de metros cúbicos de álcool ao fim de 2008”, explicou o governador.

De acordo com o diretor de produção da Itamarati, Francisco Lima, a opção por Mato Grosso do Sul, neste caso Nova Alvorada do Sul, para instalar a unidade leva em conta a fertilidade do solo, o bom índice pluviométrico e a proximidade com o mercador consumidor do eixo sul e sudeste. 

"Nossa intenção aqui no Estado é alcançar a moagem de 6,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em seis anos, propiciando mais desenvolvimento à economia local”, destacou o diretor. 

O superintendente de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Jonathas Camargo, vê o empreendimento como mais uma alternativa para o produtor rural. “A comunidade local também ganha com a geração de empregos e o recolhimento de tributos”, disse.

Para o prefeito de Nova Alvorada, Arlei Silva Barbosa, a implantação da usina é a “consolidação do município como pólo industrial do estado e mais um passo para se tornar uma das grandes cidades da economia de Mato Grosso do Sul”. 

Usina 

Com investimentos de R$ 608,1 milhões, essa é a segunda unidade agroindustrial que o grupo vai instalar no Estado. No começo do ano, outro termo foi assinado no valor de R$ 610,2 milhões, beneficiando o município de Bataguassu. 

Na unidade de Nova Alvorada do Sul, que deverá abranger uma área de mais de 60 mil hectares, a planta terá uma capacidade de produção anual de 220 mil m³ de álcool anidro e hidratado; 4 milhões de  toneladas de açúcar e 50 MW de energia elétrica. Do total produzido, apenas 20% deverá ser comercializada no mercado externo.  

Etapas 

Dividido em cinco etapas, com início de implantação previsto para julho de 2008, o empreendimento vai gerar em torno de 2.500 empregos diretos após seu término, previsto para 2014. 

A instalação do complexo industrial e o cultivo dos primeiros hectares de cana-de-açúcar se darão na primeira etapa. Na segunda etapa, será acionado o complexo industrial (destilaria e usina termelétrica) e ampliada a formação da lavoura. Para essa fase está previsto o início da produção comercial. Já na terceira será feita a implementação da fábrica de açúcar permanecendo a expansão das lavouras de cana. Nessa fase, além da produção de álcool, inicia-se também a co-geração de energia elétrica.  

Na penúltima etapa, o projeto de execução estabelece a ampliação da capacidade industrial e a continuação da formação das áreas de cana-de-açúcar. Inicia-se aí a produção de açúcar com ampliação na capacidade de produção do álcool hidratado e de energia elétrica. Na quinta e última fases, o empreendimento alcançará seu potencial instalado de moagem de 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar/ano.

Também estavam presentes na assinatura do termo, o vice-governador Murilo Zauith; o secretário de Habitação, Carlos Marun; o secretário-adjunto da Seprotur, Wilson Roberto Gonçalves; o superintendente da da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, José Antônio Roldão; o deputado estadual Akira Otsubo; o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, entre outras autoridades

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto