Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 22 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Anatel proíbe oferta direta de pacotes de minutos

14 Abr 2007 - 04h25

A Fundação Procon-SP informou, nesta sexta-feira, em nota, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu que as operadoras de telefonia de todo o país façam, até 31 de julho, a divulgação direta de planos comerciais alternativos de cobrança por minuto.

Atendendo a uma solicitação feita pelos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), em especial a Fundação Procon-SP, a Anatel determinou que as concessionárias de telefonia adaptem sua comunicação referente à divulgação das novas regras de conversão da cobrança de pulso para minuto. Tal mudança tem causado confusão ao consumidor, que ainda tem várias dúvidas sobre o impacto que a modificação do sistema de telecomunicações terá em seu bolso.

O despacho da Anatel determina que as empresas de telefonia se abstenham da utilização de canais de marketing direto e outros meios de abordagem pessoal individualizada para oferta e comercialização de planos alternativos ao segmento doméstico. Sendo assim, até 31 de julho, as empresas devem manter, sem prejuízo das suas obrigações regulamentares, o atendimento de orientação dos dois planos obrigatórios - Plano Básico de Serviços e Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória - Pasoo.


No entendimento da Fundação Procon-SP, a decisão é uma vitória para o consumidor, que "terá a transparência necessária para optar consciente por um dos planos oferecidos na nova modalidade de cobrança".


O Procon-SP orienta que o consumidor deve procurar conhecer seu perfil de consumo antes de se decidir por um plano. Sem esse procedimento, cria-se a possibilidade de prejuízos ao consumidor, decorrentes da migração automática ao Plano Básico, se este não for adequado às suas demandas de utilização.

Estudos do Procon-SP revelam que a melhor opção depende de como o consumidor usa a linha telefônica: tipo de ligações, tempo médio de cada ligação, se usa internet discada, entre outras características.


A migração já foi iniciada no Estado de São Paulo, a partir da região de São José do Rio Preto, e será gradual, encerrando-se em julho deste ano, conforme cronograma disponível para consulta no site das operadoras.

Segundo projeções feitas pelo Procon-SP, para ligações inferiores a dois minutos e 30 segundos de duração, a tarifa do Plano Básico é mais vantajosa. A partir de dois minutos e 30 segundos de duração, a chamada tem valor inferior no Plano Alternativo (Pasoo).


Para entender a diferença dos dois planos, acesse o site www.anatel.gov.br e clique no ícone sobre tarifação pulso/minuto.

 

 

 

TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'