Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 21 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Anatel proíbe oferta direta de pacotes de minutos

13 Abr 2007 - 04h25

A Fundação Procon-SP informou, nesta sexta-feira, em nota, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu que as operadoras de telefonia de todo o país façam, até 31 de julho, a divulgação direta de planos comerciais alternativos de cobrança por minuto.

Atendendo a uma solicitação feita pelos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), em especial a Fundação Procon-SP, a Anatel determinou que as concessionárias de telefonia adaptem sua comunicação referente à divulgação das novas regras de conversão da cobrança de pulso para minuto. Tal mudança tem causado confusão ao consumidor, que ainda tem várias dúvidas sobre o impacto que a modificação do sistema de telecomunicações terá em seu bolso.

O despacho da Anatel determina que as empresas de telefonia se abstenham da utilização de canais de marketing direto e outros meios de abordagem pessoal individualizada para oferta e comercialização de planos alternativos ao segmento doméstico. Sendo assim, até 31 de julho, as empresas devem manter, sem prejuízo das suas obrigações regulamentares, o atendimento de orientação dos dois planos obrigatórios - Plano Básico de Serviços e Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória - Pasoo.


No entendimento da Fundação Procon-SP, a decisão é uma vitória para o consumidor, que "terá a transparência necessária para optar consciente por um dos planos oferecidos na nova modalidade de cobrança".


O Procon-SP orienta que o consumidor deve procurar conhecer seu perfil de consumo antes de se decidir por um plano. Sem esse procedimento, cria-se a possibilidade de prejuízos ao consumidor, decorrentes da migração automática ao Plano Básico, se este não for adequado às suas demandas de utilização.

Estudos do Procon-SP revelam que a melhor opção depende de como o consumidor usa a linha telefônica: tipo de ligações, tempo médio de cada ligação, se usa internet discada, entre outras características.


A migração já foi iniciada no Estado de São Paulo, a partir da região de São José do Rio Preto, e será gradual, encerrando-se em julho deste ano, conforme cronograma disponível para consulta no site das operadoras.

Segundo projeções feitas pelo Procon-SP, para ligações inferiores a dois minutos e 30 segundos de duração, a tarifa do Plano Básico é mais vantajosa. A partir de dois minutos e 30 segundos de duração, a chamada tem valor inferior no Plano Alternativo (Pasoo).


Para entender a diferença dos dois planos, acesse o site www.anatel.gov.br e clique no ícone sobre tarifação pulso/minuto.

 

 

 

TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos