Menu
SADER_FULL
quarta, 21 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Anatel permitirá que prefeituras dêem acesso gratuito à web

28 Mar 2007 - 13h23

As prefeituras municipais poderão, a partir de agora, montar uma estrutura para oferecer serviço de acesso à internet sem fio à população. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontrou um caminho para permitir que as prefeituras possam oferecer esse serviço diretamente, por meio de uma licença do Serviço de Rede Privado, desde que não cobrem pelo acesso à internet.

O conselheiro da Anatel Pedro Jaime Ziller, que foi relator do processo, disse que a agência vem recebendo, há alguns anos, pedidos de prefeituras para adquirir licenças que permitam levar a web à população. Mas as solicitações eram feitas para adquirir licença de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), que só pode ser prestado por empresas, em caráter comercial.

"É um bom serviço para a população, então fomos buscar uma solução", afirmou Ziller. Diante dos vários pedidos e depois de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, no ano passado, em que se discutiram os projetos de "municípios digitais", a Anatel decidiu se aprofundar no tema, que foi votado no conselho na semana passada.

A decisão, divulgada nesta semana, permitirá que as prefeituras possam dar entrada na Anatel de pedidos para adquirir a licença, que custa R$ 400. O conselheiro disse que essa solução é ideal para cidades pequenas, que poderão montar uma estrutura de baixo custo.

O cálculo é de que, para atender um município com cerca de 10 mil habitantes, a prefeitura gaste aproximadamente R$ 20 mil. Além de colocar internet nas escolas, as prefeituras querem prestar também outros serviços pela rede de computadores, como marcação de consultas médicas e retirada de segunda via de impostos municipais, como IPTU.

 

 

Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

TERRORISMO
Bolsonaro sofre ameaças de morte em vídeos na internet
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros