Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Alunos do ensino médio receberão livros didáticos

20 Dez 2004 - 11h00
Os oito milhões de alunos do ensino médio das redes públicas receberão gratuitamente livros didáticos de português e de matemática, a partir de 2006. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) vai comprar cerca de 20 milhões de livros destas duas disciplinas para distribuí-los aos estudantes desse nível de todo o País. As informações são do diretor de Ações Educacionais do FNDE, Daniel Balaban.

Com a criação, este ano, do Programa Nacional de Livros Didáticos do Ensino Médio (PNLEM), pela primeira vez na história brasileira os alunos do ensino médio serão beneficiados com livros didáticos. Inicialmente, o programa irá atender, de forma experimental, a 1,3 milhão de alunos da primeira série do ensino médio de 5.392 escolas das regiões Norte e Nordeste, que receberão 2,7 milhões de livros das disciplinas de português e de matemática, até o início de 2005.

Também começaram a chegar às 153 mil escolas públicas de ensino fundamental do País, por meio dos Correios, 109 milhões de livros de português, matemática, ciências, história e geografia. Essas obras serão utilizadas pelos 30,8 milhões de estudantes beneficiados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o maior do mundo.

Dicionários-Em 2006, cada uma das 651.874 turmas dos 17 milhões de alunos de 1a a 4a série receberá dez dicionários. Serão três tipos de dicionários, adequados às séries das crianças: tipo 1, com mil a três mil verbetes, com letras maiores e gravuras; tipo 2, com 3,5 mil a dez mil verbetes, para estudantes que já consolidaram o domínio da escrita; e tipo 3, com 19 mil a 35 mil verbetes, para estudantes mais adiantados. “Os dicionários serão de editoras diversas, com diferentes interpretações. É interessante saber que o dicionário não dá a palavra final, deve ser utilizado como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem”, explica Balaban.

A divisão dos tipos de dicionários foi definida por lexicógrafos e especialistas da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), que, durante cinco meses, estudaram melhorias no aproveitamento das obras e a forma do edital da compra. O edital foi publicado dia 16, e a pré-inscrição das obras irá de hoje, 20, até o dia 21 de fevereiro.

Biblioteca-Até o final deste ano, deverá ser publicado o edital para a aquisição de livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), também do FNDE. Um grupo de especialistas, sob a coordenação da SEB, definiu que serão constituídos dois acervos, cada um composto por cem livros. Todas as escolas de educação fundamental receberão, no mínimo, um acervo para a biblioteca. As escolas escolherão qual dos dois acervos desejam.
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados