Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 15 de dezembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Alunas de Glória desenvolvem Projeto de Incentivo ao Aleitamento Materno

3 Nov 2010 - 11h02Por Wilson Amaral / MS Cidades
As Alunas Patrícia Lourdes de Lima Correia e Meire da Silva Queroz do curso de Serviço Social 6ª semestre da Anhanguera Uniderp Interativa de Glória de Dourados estão desenvolvendo o “Projeto Incentivo ao Aleitamento Materno” juntamente com Hospital Evangélico – Unidade Hospital da Mulher de Dourados.

Segundo as alunas o projeto visa mostrar através de palestras a importância do aleitamento materno e a forma correta de amamentar, que a maiorias das mães desconhecem estas informações. O evento contou com o apoio da prefeitura de Glória de Dourados.

A Secretária de Saúde de Glória de Dourados Drª Lucimar dos Santos agradeceu em nome do prefeito Arceno que não pode estar presente, a todas as funcionárias da saúde que estiveram marcando presença na palestra também agradeceu a Nutricionista Tailci Cristina e a Assistente Social Adriana por vir a Glória de Dourados para passar um pouco do conhecimento que elas têm a todas as funcionárias da saúde para repassar a comunidade gloriadouradense no seu dia-a-dia de trabalho.

Lucimar também enalteceu o trabalho das alunas no projeto salientando a importância que elas terão no futuro não só para Glória de Dourados, mas para onde estiver trabalhando. Esteve palestrando Tailci Cristina da Silva – Nutricionista responsável pelo Banco de Leite Humano “Hilda Bergo Duarte” da cidade de Dourados e também esteve acompanhado a palestrante a orientadora das alunas a Assistente Social Adriana do Hospital da Mulher Dourado/MS.

Segundo Tailci muitas mães amamentam outras crianças em razão de ter mais leite o chamado (aleitamento cruzado) que isto não é permitido de forma alguma; cada criança vai crescendo e recebe o leite adequado com a sua idade, ou seja, vai passando por transformações de acordo com a idade do bebê recebendo os nutrientes adequados com a fase da criança e além de que existem algumas mães que pode ter alguma doença e através do leite podem transmitir a doença à criança que esta sendo amamentada. Tailci orientou todos os meios e formas corretas de como a mãe tem que proceder na hora da amamentação, destacou que qualquer mulher que esteja amamentando e em boas condições de saúde, com leite excedente podem ser doadoras. Que no cadastro do banco de leite, são solicitados exames como específicos para HIV, sífilis e hepatite.  

Após a avaliação, as mães são orientadas sobre como proceder à ordenha do leite. A coleta pode ser realizada tanto no Banco de Leite como na casa da doadora, conforme orientações recebidas. “Após a coleta, os frascos devem ser armazenados no congelador.   

Depois de coletado, o leite é submetido a exames específicos, valor calórico e acidez. Após as análises, o produto é pasteurizado a uma temperatura de 62,5 graus, depois de feito os exames bacteriológicos e somente após os resultados o leite é liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses.

A Nutricionista informou durante a palestra que todas as mães têm condições de amamantar o que ocorre com muitas mães é a falta de informação e de como proceder na hora da amamentação, segundo Tailci o leite é a melhor vacina que uma mãe pode dar ao seu filho. O leite materno do banco de leite é indicado para bebês prematuros, de baixo peso, que não sugam, portadores de imunodeficiência, com problemas no aparelho digestivo ou quando a mãe, por algum problema de saúde, não pode amamentar o filho, sempre sob prescrição médica ou de nutricionista.

Segundo informações das alunas Meire e Patrícia é possível ver a dedicação no trabalho e o amor dedicado a cada criança, a cada mãe, no Hospital Evangélico e no Hospital da Mulher ao final da palestra elas agradeceram a todos as pessoas que apoiaram esta iniciativa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal