Menu
SADER_FULL
quarta, 26 de setembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Algodão desenvolvido pela EMBRAPA é cultivado em Nioaque

25 Nov 2004 - 16h59
 

A Embrapa Agropecuária Oeste, com o apoio financeiro do Fundo para o Desenvolvimento da Cultura do Algodão de Mato Grosso do Sul e da FUNDECT, em parceria com a Embrapa Algodão e colaboração da prefeitura municipal de Nioaque, avalia anualmente diversas cultivares de algodoeiro nas condições do Assentamento Colônia Nova, no município de Nioaque.

Um dos objetivos do trabalho desenvolvido no Assentamento Colônia Nova, é identificar cultivares de algodoeiro adaptadas às condições dos sistemas de produção em uso pelos agricultores familiares do município de Nioaque.
 Quando o agricultor utiliza uma cultivar de qualquer espécie, indicada para as suas condições, a probabilidade de sucesso é maior.

Dentre as cultivares avaliadas, nas condições do Assentamento Colônia Nova, destacou-se a BRS Aroeira, desenvolvida pela Embrapa Algodão.

Desde os primeiros experimentos, BRS Aroeira apresentou elevado potencial de produção, quando comparada com outras cultivares.

A BRS Aroeira é uma cultivar especialmente recomenda para pequenos agricultores que utilizam a colheita manual, devido a fraca aderência da fibra à cápsula e ao tamanho do capulho.

 A BRS Aroeira é uma cultivar 6% mais produtiva do que as que estão sendo usadas no município e também é pouco exigente em fertilizantes químicos. Apresenta boa tolerância às principais doenças que atacam o algodoeiro e a aos nematóides. Sua resistência à viroses, permite que o pulgão seja controlado como praga e não como vetor de doenças, o que proporciona economia com inseticidas, além de reduzir os riscos de contaminação dos produtores e do ambiente. A fibra produzida pela BRS Aroeira, é de excelente qualidade.

Em função dos resultados obtidos em experimentos desenvolvidos nas condições dos agricultores do Assentamento Colônia Nova, nesta safra (2004/2005), será cultivada uma expressiva área com a cultivar BRS Aroeira.

A Embrapa Agropecuária Oeste com o apoio do Idaterra e da Prefeitura Municipal de Nioaque, já realizou dois dias de campo com o objetivo de mostrar aos agricultores da região as principais vantagens da cultivar.
Os produtores do Assentamento Colônia Nova se organizaram e, com o apoio da Prefeitura Municipal, compraram sementes da cultivar BRS Aroeira em Goiás, e estão iniciando o plantio.

 

Dourados News

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLITICA
Silvio Santos nega apoio a Bolsonaro e diz que não revela voto
HORARIO DE VERÃO
Governo federal confirma início do horário de verão para 4 de novembro
VEICULO ROUBADO
Carro roubado é arrastado por onibus; suspeito ficou gravemente ferido
AMEAÇAS
Marilia Mendonça Denuncia ameaças após aderir à campanha contra Bolsonaro
FATALIDADE
Adolescente sai para jogar futebol com amigos e morre afogado
NOVELA GLOBAL
Em 'Segundo sol', Maura fala sobre transar com homem: 'Detestei'
CORRIDA SUCESSÓRIA
Ibope mostra Bolsonaro estagnado com 28% e Haddad cresce 3 pontos e vai a 22%
FUTEBOL
Pela sexta vez Marta é eleita a melhor jogadora do mundo
FUGA FRACASSADA
Tentativa de fuga termina com agente de cadeia e detentos feridos
ASSASSINATO
Por quebrar "pacto de sangue" homem é assassinado juntamente com amigo