Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Algodão desenvolvido pela EMBRAPA é cultivado em Nioaque

25 Nov 2004 - 16h59
 

A Embrapa Agropecuária Oeste, com o apoio financeiro do Fundo para o Desenvolvimento da Cultura do Algodão de Mato Grosso do Sul e da FUNDECT, em parceria com a Embrapa Algodão e colaboração da prefeitura municipal de Nioaque, avalia anualmente diversas cultivares de algodoeiro nas condições do Assentamento Colônia Nova, no município de Nioaque.

Um dos objetivos do trabalho desenvolvido no Assentamento Colônia Nova, é identificar cultivares de algodoeiro adaptadas às condições dos sistemas de produção em uso pelos agricultores familiares do município de Nioaque.
 Quando o agricultor utiliza uma cultivar de qualquer espécie, indicada para as suas condições, a probabilidade de sucesso é maior.

Dentre as cultivares avaliadas, nas condições do Assentamento Colônia Nova, destacou-se a BRS Aroeira, desenvolvida pela Embrapa Algodão.

Desde os primeiros experimentos, BRS Aroeira apresentou elevado potencial de produção, quando comparada com outras cultivares.

A BRS Aroeira é uma cultivar especialmente recomenda para pequenos agricultores que utilizam a colheita manual, devido a fraca aderência da fibra à cápsula e ao tamanho do capulho.

 A BRS Aroeira é uma cultivar 6% mais produtiva do que as que estão sendo usadas no município e também é pouco exigente em fertilizantes químicos. Apresenta boa tolerância às principais doenças que atacam o algodoeiro e a aos nematóides. Sua resistência à viroses, permite que o pulgão seja controlado como praga e não como vetor de doenças, o que proporciona economia com inseticidas, além de reduzir os riscos de contaminação dos produtores e do ambiente. A fibra produzida pela BRS Aroeira, é de excelente qualidade.

Em função dos resultados obtidos em experimentos desenvolvidos nas condições dos agricultores do Assentamento Colônia Nova, nesta safra (2004/2005), será cultivada uma expressiva área com a cultivar BRS Aroeira.

A Embrapa Agropecuária Oeste com o apoio do Idaterra e da Prefeitura Municipal de Nioaque, já realizou dois dias de campo com o objetivo de mostrar aos agricultores da região as principais vantagens da cultivar.
Os produtores do Assentamento Colônia Nova se organizaram e, com o apoio da Prefeitura Municipal, compraram sementes da cultivar BRS Aroeira em Goiás, e estão iniciando o plantio.

 

Dourados News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda