SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 19 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
25 de Novembro de 2004 16h59

Algodão desenvolvido pela EMBRAPA é cultivado em Nioaque

 

A Embrapa Agropecuária Oeste, com o apoio financeiro do Fundo para o Desenvolvimento da Cultura do Algodão de Mato Grosso do Sul e da FUNDECT, em parceria com a Embrapa Algodão e colaboração da prefeitura municipal de Nioaque, avalia anualmente diversas cultivares de algodoeiro nas condições do Assentamento Colônia Nova, no município de Nioaque.

Um dos objetivos do trabalho desenvolvido no Assentamento Colônia Nova, é identificar cultivares de algodoeiro adaptadas às condições dos sistemas de produção em uso pelos agricultores familiares do município de Nioaque.
 Quando o agricultor utiliza uma cultivar de qualquer espécie, indicada para as suas condições, a probabilidade de sucesso é maior.

Dentre as cultivares avaliadas, nas condições do Assentamento Colônia Nova, destacou-se a BRS Aroeira, desenvolvida pela Embrapa Algodão.

Desde os primeiros experimentos, BRS Aroeira apresentou elevado potencial de produção, quando comparada com outras cultivares.

A BRS Aroeira é uma cultivar especialmente recomenda para pequenos agricultores que utilizam a colheita manual, devido a fraca aderência da fibra à cápsula e ao tamanho do capulho.

 A BRS Aroeira é uma cultivar 6% mais produtiva do que as que estão sendo usadas no município e também é pouco exigente em fertilizantes químicos. Apresenta boa tolerância às principais doenças que atacam o algodoeiro e a aos nematóides. Sua resistência à viroses, permite que o pulgão seja controlado como praga e não como vetor de doenças, o que proporciona economia com inseticidas, além de reduzir os riscos de contaminação dos produtores e do ambiente. A fibra produzida pela BRS Aroeira, é de excelente qualidade.

Em função dos resultados obtidos em experimentos desenvolvidos nas condições dos agricultores do Assentamento Colônia Nova, nesta safra (2004/2005), será cultivada uma expressiva área com a cultivar BRS Aroeira.

A Embrapa Agropecuária Oeste com o apoio do Idaterra e da Prefeitura Municipal de Nioaque, já realizou dois dias de campo com o objetivo de mostrar aos agricultores da região as principais vantagens da cultivar.
Os produtores do Assentamento Colônia Nova se organizaram e, com o apoio da Prefeitura Municipal, compraram sementes da cultivar BRS Aroeira em Goiás, e estão iniciando o plantio.

 

Dourados News

Comentários
Veja Também
FÁBRICA_CALÇADOS
MBO_SEGURANÇA_300
REINO_MATRÍCULAS_2017
Últimas Notícias
  
FORTALEZA
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.