Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Álcool de celulose poderá ser comercializado já em 2015

29 Ago 2007 - 05h53

A Petrobras informou nesta terça-feira (28) que deve produzir em larga escala o etanol feito a partir de celulose entre 2015 e 2020, com a primeira planta industrial entrando em funcionamento entre 2011 e 2015.

"A partir de 2015 acho que essa tecnologia já estará num nível para ser comercial", afirmou Gilberto Ribeiro de Carvalho, gerente de novos negócios do abastecimento corporativo da Petrobras, após uma apresentação em conferência da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag).

Muitas empresas em todo o mundo, incluindo a Petrobras, estão em busca do desenvolvimento de uma tecnologia que permita a produção de etanol a partir de materiais celulósicos.

Especialistas dizem que essa tecnologia poderia ser um divisor de águas já que elevaria a produção de etanol com a mesma área plantada de cana, por meio do uso de resíduos de biomassa. Ela também permitiria que uma série de materiais pudesse virar biocombustível.

"Há gente investindo muito dinheiro nisso... então temos que nos posicionar. Temos que desenvolver o projeto, fazer uma carteira de clientes, ganhar mercado para quando tivermos o etanol de lignocelulose. Então temos que ser rápidos", disse.

A lignocelulose é uma substância formada por lignina e celulose comumente encontrada em células de vegetais.

Carvalho afirmou também que a Petrobras está concluindo seu projeto do alcoolduto que ligará Goiás a São Paulo e está em contato com possíveis novos parceiros. Se o projeto for finalmente aprovado pela diretoria da companhia, detalhes devem ser divulgados em dois meses, disse.

Interesse de empresas

A trading Mitsui está em negociações para se tornar sócia do duto, disse Carvalho. A empresa japonesa é especialmente importante para a Petrobras, já que pode ajudar a abrir o atraente mercado japonês de combustíveis. A construtora Camargo Corrêa também está negociando para se tornar parceira.

"A Petrobras quer ter uma participação minoritária. Agora estamos procurando sócios brasileiros (usinas). Este é um bom momento para começarmos a conversar com possíveis parceiros já que temos mais detalhes do projeto", disse Carvalho.

Produtores têm mostrado preocupação com o controle do duto pela Petrobras e alguns deles lançaram recentemente um projeto para construir seu próprio duto dentro do Estado de São Paulo.

"Desde o início, a Petrobras tem se posicionado para complementar. Temos que buscar sinergias com o setor produtor", disse Carvalho, explicando que contratos de longo prazo com produtores de etanol limitariam os riscos do investimento.

A Petrobras também está investindo em produção de etanol para exportação através de participações minoritárias em até 40 projetos de usinas de etanol, avaliados em 8 bilhões de dólares, juntamente com a Mitsui.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS