Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 17 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Alcinópolis tem o maior índice de ICMS Ecológico do MS

10 Nov 2010 - 05h18Por Dourados Informa

O município de Alcinópolis, localizado na região norte, é o município com maior índice de ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico, segundo tabela provisória publicada pelo governo de Mato Grosso do Sul. Quando assumiu a prefeitura, relata Mané Nunes (PR), o índice era de 8,62.

Em janeiro de 2010 saltou para 10,53 e para 2011 será de 12,95. Trata-se do maior índice dos últimos 10 anos, índice semelhante, de 12,92, foi atingido em 2002. De 2002 a 2008, o índice do município despencou e começou a ser recuperado somente em 2009.

Para o prefeito, o resultado é fruto do trabalho incansável de sua equipe para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Ao mesmo tempo estamos preservando o meio ambiente e melhorando a vida dos alcinopolenses”, garantiu Mané Nunes.

O município contra com três unidades de conservação, sendo uma estadual - Parque das Nascentes do Taquari - com 26.849,6232 hectares; e duas municipais – Monumento Natural Serra do Bom Jardim - com 5.568,4032 hectares, e o Parque Natural Templo dos Pilares - com 100 hectares.

IMPOSTO - O ICMS Ecológico é um mecanismo que possibilita aos municípios acessarem recursos financeiros arrecadados a partir da definição, em leis estaduais, de critérios ambientais para a partilha de parte da “quota-parte” que os municípios têm direito de receber como transferências constitucionais.

O imposto é uma compensação para os municípios que preservam o meio ambiente, onde 90% é repassado conforme a avaliação qualitativa e quantitativa e os outros 10% são avaliados por meio de outros investimentos aplicados na cidade como coleta seletiva de lixo, rede de esgoto, rede de água, plano diretor, entre outros.

DIVISÃO - No Mato Grosso do Sul os 25% do ICMS destinados aos municípios são compostos da seguinte maneira: 7% divididos igualitariamente entre todos os municípios; 5% em função da extensão territorial do município; 5% em virtude do número de eleitores; 3% conforme o índice resultante do percentual da receita própria e, por fim, 5% ICMS Ecológico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat