Menu
PASSARELA
sábado, 23 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

AL entrega título de Cidadão de MS a herói japonês

13 Dez 2004 - 10h09
Nesta segunda-feira, às 20h, durante sessão solene, a Assembléia Legislativa entrega o título de Cidadão Sul-mato-grossense a Hiroo Onoda, 82 anos, herói japonês da Segunda Guerra Mundial. Ele reside em Mato Grosso do Sul desde 1975, na Colônia Jamic, em Terenos, onde é produtor rural e associativista. O título foi proposto pelo deputado estadual Akira Otsubo e aprovado pelos demais parlamentares.

Hiroo Onoda é protagonista real de uma grandioso enredo, narrado em seu livro de memórias – “Os Trinta Anos de Minha Guerra”. Oficial (tenente) do Exército Japonês, oferecendo resistência com o seu contingente, nas selvas filipinas, ao término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, ele recusou-se a acreditar no final do conflito e, durante três décadas, obstinou, mesmo em face de sucessivas baixas, até restar sozinho, em cumprir as missões de guerra para as quais fora destacado.

Chegando ao Brasil, Mato Grosso do Sul, em 1975, adquiriu terras na região de Várzea Alegre – Colônia Jamic – Terenos, ajudando a fundar a Associação Nipo-Brasileira. Por 10 anos trabalhou com bovinocultura de corte. Na década de 80, projetou e construiu em Campo Grande a “Casa de Estudantes” para atender filhos dos imigrantes. Ele voltou ao Japão, onde criou uma fundação voltada ao aperfeiçoamento do corpo e da alma dos jovens, recebendo do Ministério da Educação do Japão, em 1999, o Diploma de Mérito de incentivo à educação social dos jovens. Hoje, Hiroo Onoda dedica-se à fundação que preside no Japão e, também, às atividades rurais que desenvolve em MS.

Para o deputado estadual Akira Otsubo, é um privilégio muito grande para o Estado ter uma personalidade conhecida internacionalmente como Hiroo Onoda. Ele disse que o título é o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo japonês ao Estado. Além de estar feliz com a homenagem, Onoda disse que a concessão do título é um orgulho porque MS tem a segunda maior colônia japonesa do Brasil.
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

GOVENO NÃO CUMPRE
Caminhoneiros anunciam nova paralisação, mas trabalhadores de MS não devem participar
RAIVA HUMANA
Morte de turista por raiva humana é confirmada em Ubatuba
NOVELA GLOBAL
Valentim sofre grave acidente de carro
INACEITAVEL
Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo
NOVELA GLOBAL
Segundo Sol: Rosa coloca fim em relação com Ícaro e ele toma atitude
SAUDE
Mulher dá a luz em calçada no Cajuru
FAMOSIDADES
Ex-apresentadora do ‘Vídeo show’, Alinne Prado sofre assalto a mão armada dentro de casa
RELIGIÃO
Padre é flagrado dando tapa em criança durante batismo