Menu
SADER_FULL
quinta, 24 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Agropecuária volta a crescer após quatro trimestres em queda

9 Jun 2010 - 10h59Por Folha Online

A produção agropecuária brasileira voltou a crescer, após quatro trimestres consecutivos em queda, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De janeiro a março, a alta foi de 5,1% ante igual período em 2009. No terceiro trimestre de daquele ano, a agropecuária registrou retração de 9%, na mesma comparação.

A recuperação foi puxada pela produçao de soja, que avançou 19,2% ante o primeiro trimestre de 2009. As produções de algodão (6,5%) e milho (4%) também cresceram nos três primeiros meses do ano, ao contrário das safras de arroz (-9,7%) e fumo (-8,9%).

"2009 não foi um bom ano para a agropecuária, mas está havendo uma recuperação agora", afirmou a gerente de contas trimestrais do IBGE, Rebeca Palis.

O setor de serviços teve incremento de 5,9% ante o primeiro trimestre de 2009, influenciado principalmente pelo desempenho recorde do comércio, que teve elevação de 15,2% nessa comparação.

Subiram ainda os serviços de transporte, armazenagem e correio (12,4%), intermediação financeira e seguros (9%), serviços de informação (2,6%) e administração, saúde e educação pública (2,3%).

Crescimento

Em ritmo mais forte de expansão após a crise, a economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010, ante o mesmo período do ano passado, a maior variação desde o início dessa base de comparação na série histórica, em 1996.

Frente ao quarto trimestre, a alta do PIB foi de 2,7%, registrando o maior aumento nesse comparativo desde a expansão contabilizada no primeiro trimestre de 2004 (2,8%).

O PIB, que mostra o comportamento de uma economia, é a soma dos bens e serviços produzidos por um país --é formado pela indústria, agropecuária e serviços.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SALVAMENTO
Bombeiros realizam resgate emocionante de filhote em tubulação, veja o vídeo
MILIONARIO
Apostador de Teresópolis leva sozinho prêmio de R$ 37,9 milhões da Mega-Sena
CASO MILICIANOS
‘Se Flávio errou, terá de pagar e eu lamento como pai’, diz Bolsonaro sobre novos indícios
PREOCUPANTE
Arábia Saudita barra importação de frango de cinco frigoríficos brasileiros
FUTEBOL
São Paulo e Vasco da Gama farão a final da Copa São Paulo
BBB 19
Vanderson é eliminado e vai prestar depoimentos sobre casos de agressão
INVESTIGAÇÃO
Mourão volta a dizer que é preciso investigar Flávio Bolsonaro e punir se for o caso
HEROI
Porteiro ganha homenagem: salvou criança de 3 anos que caiu na piscina (VIDEO)
FAMOSIDADES
Aos 67 anos, Amado Batista assume namoro com jovem de 19 anos de idade
LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente