Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 19 de setembro de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Agropecuária volta a crescer após quatro trimestres em queda

9 Jun 2010 - 10h59Por Folha Online

A produção agropecuária brasileira voltou a crescer, após quatro trimestres consecutivos em queda, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De janeiro a março, a alta foi de 5,1% ante igual período em 2009. No terceiro trimestre de daquele ano, a agropecuária registrou retração de 9%, na mesma comparação.

A recuperação foi puxada pela produçao de soja, que avançou 19,2% ante o primeiro trimestre de 2009. As produções de algodão (6,5%) e milho (4%) também cresceram nos três primeiros meses do ano, ao contrário das safras de arroz (-9,7%) e fumo (-8,9%).

"2009 não foi um bom ano para a agropecuária, mas está havendo uma recuperação agora", afirmou a gerente de contas trimestrais do IBGE, Rebeca Palis.

O setor de serviços teve incremento de 5,9% ante o primeiro trimestre de 2009, influenciado principalmente pelo desempenho recorde do comércio, que teve elevação de 15,2% nessa comparação.

Subiram ainda os serviços de transporte, armazenagem e correio (12,4%), intermediação financeira e seguros (9%), serviços de informação (2,6%) e administração, saúde e educação pública (2,3%).

Crescimento

Em ritmo mais forte de expansão após a crise, a economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010, ante o mesmo período do ano passado, a maior variação desde o início dessa base de comparação na série histórica, em 1996.

Frente ao quarto trimestre, a alta do PIB foi de 2,7%, registrando o maior aumento nesse comparativo desde a expansão contabilizada no primeiro trimestre de 2004 (2,8%).

O PIB, que mostra o comportamento de uma economia, é a soma dos bens e serviços produzidos por um país --é formado pela indústria, agropecuária e serviços.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVELA GLOBAL
Karola e Laureta viram inimigas mortais em ‘Segundo sol’, e traz sérias consequências para ambas
ALCOOLISMO
Menino de 9 anos é expulso de casa pela mãe alcoólatra por se recusar a roubar, no DF
LATROCINIO
Tentativa de assalto termina com pai morto e filho baleado
MENOR INFRATOR
Cobradora é apedrejada em assalto e adolescente é detido pela 4ª vez
FAMOSIDADES
Justiça condena Deborah Secco por desvio de dinheiro público
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo vai morar com mendigos e vira vizinho de Agenor
CLUELDADE
Por mãe estar sem o celular, ladrão dá facada em bebê de 3 meses
ECONOMIA
Mercado financeiro já trabalha para traçar cenários sem Bolsonaro
PROCURA-SE
Adolescente desaparece e família recebe ligação misteriosa
TRAGÉDIA
Jovens irmãos morrem em grave acidente; caminhonete chegou a se partir ao meio