Menu
SADER_FULL
quinta, 18 de abril de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Agroindústria cresceu 4,6% no primeiro semestre, aponta IBGE

8 Ago 2007 - 14h01

No primeiro semestre deste ano, a agroindústria cresceu 4,6% se comparada com o mesmo período do ano anterior. Nos primeiros seis meses do ano passado, o crescimento tinha sido de 1,1% em comparação com o primeiro semestre de 2005. No acumulado de 2006, ficou em 1,5%. Os dados são de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, a expansão dos setores associados à pecuária de 4,9% superou os vinculados à agricultura, que foram de  4,2%, de maior peso na agroindústria. O grupo de inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário cresceu 9,9%, por conta, principalmente "da sua maior utilização nas lavouras de soja, milho e cana-de-açúcar". O segmento de madeira teve recuo de 1,3%, "provavelmente refletindo a queda no volume exportado".

"Nos anos de 2005 e 2006, a agricultura brasileira passou por uma série de dificuldades, como por exemplo, quebra de safra, principalmente na região Sul do país, que é uma importante produtora de grãos. Além disso, a agroindústria sofreu também com a queda nos preços internacionais de algumas commodities, como a soja, e a pecuária teve dificuldades devido a focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e Paraná", avaliou Fernando Abritta, da coordenação de Pesquisa Agropecuária do IBGE.

O economista ressaltou que as previsões continuam positivas para o setor. O IBGE estima para 2007 uma safra recorde de 133,4 milhões de toneladas de grãos, resultado 14% superior ao de 2006 e 7,3% maior do que a safra recorde de 2003.

Apesar da valorização cambial, segundo o instituto, as exportações contribuíram positivamente para a agroindustria, devido à elevação dos preços internacionais .

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, os principais volumes exportados pela agroindústria foram: carne de galos e galinhas não cortados em pedaços (35,1%), carnes de suínos congeladas (34,1%) e fumo (33%).

 

 

 

TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVA VACINA
Ministério da Saúde oferecerá nova vacina contra meningite
BONITO - MS - DICAS AGÊNCIA ECO TOUR
Conheça 10 motivos para passar suas férias em Bonito MS!
VIOLENCIA DOMESTICA
Ex-paquita acusa marido de agressão e faz desabafo na web
COPA DO BRASIL
Melhores momentos da vitória de 2x0 do Santos sobre o Vasco
E AÍ VAMOS TRABALHAR?
Como o trabalho freelancer pode mudar a sua vida
CUIDADOS COM A SAUDE
Uma fatia de bacon por dia é suficiente para ‘aumentar risco de câncer’
DEPRESSÃO PÓS PARTO
Recém-nascido é morto com facada desferida pela mãe em surto
R$ 52 MILHÕES nesta quarta (17)
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 52 MILHÕES nesta quarta (17)
MACABRO
Caixão é encontrado em cemitério com carne bovina, pimentas e pregos
BRINCANDO COM FOGO
Criança de quatro anos fica gravemente ferida ao ter corpo queimado com álcool