Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 20 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Agricultores recebem protetor solar no RS

11 Abr 2007 - 10h44

Depois de um aumento no registro de casos de câncer de pele, os agricultores do município de Estrela Velha (RS) estão recebendo protetor solar da Prefeitura. Eles aprovaram a medida.


A agricultora Álida Techmann e a filha Carla sempre trabalharam expostas ao sol. O único cuidado contra os efeitos dos raios diretamente na pele sempre se resumiu a um boné, no máximo um chapéu.

De origem italiana, a família de pele muito clara descobriu que a exposição excessiva poderia ser prejudicial. "Nossa família já teve problemas, então a gente começou a se proteger", diz Álida.

Além do chapéu e da enxada, outro item passou a fazer parte da vida na roça: o filtro solar. "Antigamente, nós não usávamos. Mas agora, com o surgimento do protetor solar, a gente usa diariamente e vai repondo ao meio-dia e à tardinha", afirma Carla.
 

 Altos índices da doença

Toda essa preocupação com o uso correto do filtro solar tem a ver com os altos índices de câncer de pele registrados entre os moradores do município de Estrela Velha. Só no ano passado, foram 20 novos registros da doença. Um número elevado, já que a população é de pouco mais de 3.500 habitantes.

A agricultora Carmelina Somavilla, de 76 anos, sempre trabalhou ao sol sem nenhuma preocupação com as conseqüências. "Eu tinha noção do perigo, mas não conhecia protetor solar", conta. E ela está pagando pela falta de informação. Na pele, tem os sinais de um câncer que está sendo tratado. 
 

 Cadastro

O médico Mauro Gimenez afirma que "o câncer de pele se aloja com mais facilidade nas pessoas que tem uma pele queimada, pois o sol age mais". "As pessoas de pele clara não tem tanta resistência quanto às pessoas negras, por exemplo", comenta.
 

Para evitar novos casos, a Prefeitura de Estrela Velha está distribuindo gratuitamente filtros solares para cem produtores rurais cadastrados em um projeto de saúde. "As pessoas estão se conscientizando da importância de usar filtro solar", diz a secretária de Saúde, Neusa Billig.

 

 

 

 

Globo Rural

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso