Menu
SADER_FULL
RIO_DOURADOS
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Agricultores ganham trator para pesquisas com soja

13 Dez 2004 - 13h49
Por ser uma cultivar de grande expressão no Estado, a soja - que na última safra registrou um crescimento de cerca de 8% na área plantada com uma extensão de aproximadamente 2 milhões de hectares - ganhou esse ano um exclusivo programa de monitoramento a ferrugem da soja e por último vai celebrar hoje, a partir das 16h, na Pinesso Veículos, uma nova parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada: a entrega de um trator zero km que servirá como instrumento de pesquisa para o desenvolvimento de novas cultivares.

Assinam o termo o secretário de Estado da Produção e do Turismo
(Seprotur), Dagoberto Nogueira Filho e o diretor-presidente da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul (Aprossul), Carmélio Romano Roos. A partir da assinatura do termo de permissão de uso, que terá um vigor de dois anos - até dezembro de 2006 - a Aprossul dará início a mais uma série de pesquisas nos municípios de Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Campo Grande.

\"Já estamos finalizando a plantação e devemos trabalhar com uma série de 50 mil linhagens. Dessas, apenas três ou quatro variedades são obtidas com sucesso ao longo de aproximadamente oito anos. Até parece pouco em comparação com período dispensado e o investimento - que é de cerca de R$ 500 mil - mas se comparado com o retorno o sucesso é garantido\", garante Carmélio Roos ao explicar que a pesquisa proporciona sementes mais bem adaptadas ao Estado, com um alto nível reprodutivo, resistente a doenças, além da garantia de um material próprio. No quesito soja transgênica, afirmou Carmélio, \"ela também será alvo de nossas pesquisas\".

HISTÓRICO

Essa é a segunda vez, esse ano, que a Seprotur firma uma parceria desse tipo. A primeira celebração aconteceu em fevereiro, quando a Fundação Chapadão recebeu um trator, nos mesmos termos aqui apresentados, para viabilizar a instalação de uma unidade experimental de pesquisa em diversas culturas nos municípios de Chapadão e Três Lagoas.

Já para 2005 mais duas entidades serão beneficiadas pelo mesmo sistema: a Embrapa Agropecuária Oeste e a Fundação MS. No primeiro caso será entregue um trator, uma plantadeira e um caminhão. Na seqüência, a Fundação MS celebrará o termo de permissão de uso de um trator. Em todos os casos apresentados a iniciativa está relacionada ao uso dos equipamentos como instrumento de pesquisa.

SERVIÇO

A Pinesso Veículos fica localizada na Avenida Bandeirantes, n° 3.270
Bairro Guanandi. Mais informações pelo telefone 318-5044.
 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acerto de Contas
Mulher é assassinada e companheiro é poupado pelos bandidos
Macabro
Filho que escondeu corpo de pai pode ser indiciado por três crimes
Novela
'Deus salve o rei': Catarina (Bruna Marquezine) mata Constantino
Novela Global
'Outro lado': Gael luta contra violência doméstica no fim
Monstro
Câmera flagra irmão à procura de menina que teria sido abusada por prefeito de Bariri
Perigo do Selfie
Três garotas caem de ponte de 20 metros ao tirarem fotos em Castelo
Campanha de filiações
Prisão de Lula faz disparar filiações ao PT
O Apocalipse
Arthur (Junno Andrade) fala na TV que Ricardo (Sergio Marone) ressuscitou em seu velório
BBB 18 - Vencedora
Veja a casa de Gleici, do'BBB 18': Sister teve o pai assassinado pelo tráfico e passou fome
Concurso Público
Polícia Federal publica autorização para promover concurso público com 500 vagas