Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 13 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Agraer realiza dia de campo sobre manejo de pastagens

5 Set 2007 - 16h56
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Bataguassu realizou no último dia 30, um dia de campo sobre manejo de pastagens para bovinocultura de leite.
De acordo com a gestora sócio-organizacional da Agraer, Sônia Komori, o evento foi realizado para atender à solicitação de produtores dos assentamentos Montana (Bataguassu) e Santa Irene do Quebracho (Anaurilândia). “Os produtores demonstraram interesse em aprimorar conhecimentos sobre algumas técnicas de manejos de pastagens como divisão, adubação e irrigação. Por isso tivemos a iniciativa de organizar este evento”, diz Komori.
 
A programação incluiu exposições teóricas e visita a uma pequena propriedade rural do município de Bataguassu onde algumas das técnicas de manejo já estão sendo aplicadas.
 
         O dia de campo contou com a participação de 56 produtores e foi realizado pela Agraer por meio de um convênio com a Asbraer (Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural). O evento contou ainda com parcerias com o Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Bataguassu, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Confepar (Cooperativa Central Agroindustrial Ltda), de Londrina (PR), que disponibilizou um técnico para ministrar a parte teórica aos produtores.
 
Programa Balde Cheio
O interesse dos produtores pelo aperfeiçoamento nas técnicas de manejo de pastagens vem de encontro à nova política de fomento à pecuária leiteira que está sendo desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Agraer.
Lançado na semana passada pelo governador André Puccinelli, o Programa Balde Cheio tem como objetivo, fomentar a pecuária de leite no Estado, através da utilização de técnicas como irrigação, adubação e rotação de animais.
 
          Depois de pesquisar programas em diversos locais do Brasil, a Seprotur identificou o Balde Cheio como a melhor alternativa para incrementar a produção, garantindo renda a pequenos produtores. Em regiões como São Carlos (SP) - onde o programa foi inicialmente implantado, por meio da Embrapa - e outros municípios do interior paulista, a experiência demonstrou resultados altamente positivos.
          A expectativa é de que o programa beneficie cerca de três mil produtores em todo o Estado e de que o aumento na produção passe de três para treze litros diários por hectare.
 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concursos oferecem mais de 1 mil vagas e salários de até R$ 6,6 mil no MS
NOVA EQUIPE
Bolsonaro intensifica processo de transição esta semana em Brasília
ESPORTE EM TOUROS
VÍDEO: Peão de MS morre após ser pisoteado por touro em rodeio no interior de SP
ULTIMO CAPITULO
Globo exibe último capítulo de Segundo Sol e assunto bomba
DE GLÓRIA DE DOURADOS PARA O MUNDO
Ana Karla é convidada especial da Hyundai para um talk show neste sábado em São Paulo
1ª INDIGENA NO GOVERNO
Índia da equipe de Jair Bolsonaro já atuou com Cauã Reymond e foi moradora de rua
FINAL DE NOVELA
Valentim beija Rosa em gravação que vai ao ar no fim de 'Segundo sol'; veja mais detalhes