Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Agraer realiza dia de campo sobre manejo de pastagens

5 Set 2007 - 16h56
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Bataguassu realizou no último dia 30, um dia de campo sobre manejo de pastagens para bovinocultura de leite.
De acordo com a gestora sócio-organizacional da Agraer, Sônia Komori, o evento foi realizado para atender à solicitação de produtores dos assentamentos Montana (Bataguassu) e Santa Irene do Quebracho (Anaurilândia). “Os produtores demonstraram interesse em aprimorar conhecimentos sobre algumas técnicas de manejos de pastagens como divisão, adubação e irrigação. Por isso tivemos a iniciativa de organizar este evento”, diz Komori.
 
A programação incluiu exposições teóricas e visita a uma pequena propriedade rural do município de Bataguassu onde algumas das técnicas de manejo já estão sendo aplicadas.
 
         O dia de campo contou com a participação de 56 produtores e foi realizado pela Agraer por meio de um convênio com a Asbraer (Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural). O evento contou ainda com parcerias com o Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Bataguassu, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Confepar (Cooperativa Central Agroindustrial Ltda), de Londrina (PR), que disponibilizou um técnico para ministrar a parte teórica aos produtores.
 
Programa Balde Cheio
O interesse dos produtores pelo aperfeiçoamento nas técnicas de manejo de pastagens vem de encontro à nova política de fomento à pecuária leiteira que está sendo desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Agraer.
Lançado na semana passada pelo governador André Puccinelli, o Programa Balde Cheio tem como objetivo, fomentar a pecuária de leite no Estado, através da utilização de técnicas como irrigação, adubação e rotação de animais.
 
          Depois de pesquisar programas em diversos locais do Brasil, a Seprotur identificou o Balde Cheio como a melhor alternativa para incrementar a produção, garantindo renda a pequenos produtores. Em regiões como São Carlos (SP) - onde o programa foi inicialmente implantado, por meio da Embrapa - e outros municípios do interior paulista, a experiência demonstrou resultados altamente positivos.
          A expectativa é de que o programa beneficie cerca de três mil produtores em todo o Estado e de que o aumento na produção passe de três para treze litros diários por hectare.
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis