Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 19 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Agraer realiza dia de campo sobre manejo de pastagens

5 Set 2007 - 16h56
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Bataguassu realizou no último dia 30, um dia de campo sobre manejo de pastagens para bovinocultura de leite.
De acordo com a gestora sócio-organizacional da Agraer, Sônia Komori, o evento foi realizado para atender à solicitação de produtores dos assentamentos Montana (Bataguassu) e Santa Irene do Quebracho (Anaurilândia). “Os produtores demonstraram interesse em aprimorar conhecimentos sobre algumas técnicas de manejos de pastagens como divisão, adubação e irrigação. Por isso tivemos a iniciativa de organizar este evento”, diz Komori.
 
A programação incluiu exposições teóricas e visita a uma pequena propriedade rural do município de Bataguassu onde algumas das técnicas de manejo já estão sendo aplicadas.
 
         O dia de campo contou com a participação de 56 produtores e foi realizado pela Agraer por meio de um convênio com a Asbraer (Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural). O evento contou ainda com parcerias com o Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Bataguassu, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Confepar (Cooperativa Central Agroindustrial Ltda), de Londrina (PR), que disponibilizou um técnico para ministrar a parte teórica aos produtores.
 
Programa Balde Cheio
O interesse dos produtores pelo aperfeiçoamento nas técnicas de manejo de pastagens vem de encontro à nova política de fomento à pecuária leiteira que está sendo desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Agraer.
Lançado na semana passada pelo governador André Puccinelli, o Programa Balde Cheio tem como objetivo, fomentar a pecuária de leite no Estado, através da utilização de técnicas como irrigação, adubação e rotação de animais.
 
          Depois de pesquisar programas em diversos locais do Brasil, a Seprotur identificou o Balde Cheio como a melhor alternativa para incrementar a produção, garantindo renda a pequenos produtores. Em regiões como São Carlos (SP) - onde o programa foi inicialmente implantado, por meio da Embrapa - e outros municípios do interior paulista, a experiência demonstrou resultados altamente positivos.
          A expectativa é de que o programa beneficie cerca de três mil produtores em todo o Estado e de que o aumento na produção passe de três para treze litros diários por hectare.
 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS