Menu
SADER_FULL
quarta, 21 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Advogados de Dourados comemoram hoje Dia de Santo Ivo

19 Mai 2007 - 08h28

A 4ª Subseção da OAB, sediada em Dourados convida todos os servidores da justiça, para a missa em ação de graças pelo Dia de Santo Ivo, patrono dos advogados e defensores, hoje, às 19h, na Catedral Imaculada Conceição, em Dourados. Segundo a Igreja Católica, todos os operadores do direito, como advogados, magistrados, promotores, defensores, estagiários, acadêmicos e demais servidores da justiça recebem a proteção do Santo.

Santo Ivo, cujo nome completo é Yves Hélory de Kermartin, nasceu aos 17 de outubro de 1253 em Bretanha – França. Entregou-se à defesa dos miseráveis e oprimidos, contra os poderosos e dizia, então: "Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente". Notabilizou-se, principalmente, por dedicar a sua erudição à defesa, nos tribunais, de toda a minoria deserdada de fortuna.

Os seus emolumentos, quando exerceu as funções oficiais de Juiz de Rennes oferecia aos pobres, para que fossem usados em sua defesa. Foi de sua inspiração a criação da “Instituição dos Advogados dos Pobres”, especialmente para pelejar as causas dos revéis, pobres, viúvas e órfãos. No dia 19 de maio de 1.303, aos 50 anos, Ivo faleceu, conservando no rosto um suave sorriso. Acompanhado de grande multidão, seu corpo foi sepultado na Catedral de Tréguier – França.

O Calendário da Igreja registra nomes de outros brilhantes advogados que se tornaram Santos, como Santo Afonso Maria de Ligori (Fundador dos Padres Redentoristas), São Fidelis (Padre Capuchinho) e Santo André Avelino. Mas estes, quando abraçaram a vocação religiosa, abandonaram o exercício da advocacia. É por isso que eles, a rigor, não poderiam ser considerados como Padroeiros dos Advogados.

Sendo assim, o Papa Clemente VI, na Bula de Canonização de 19 de maio de 1347, proclamou Ivo “inscrito no Catálogo dos Santos da Igreja como patrono dos Advogados e Defensores”. É de Santo Ivo o primeiro e célebre Decálogo do Advogado, considerado como um sintético tratado de Deontologia da profissão, seguido por muitos outros, mas nunca superado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OS MAIS BEM PAGOS
Conheça os atletas mais bem pagos da temporada
SAIR DO SUFOCO
Empréstimo pessoal com garantia facilita quitação de dívidas
E AÍ QUAL DAS DUAS OPÇÃO - VEJA
Contratar uma agência de marketing ou investir em uma equipe interna?
COVARDIA
Pai é preso acusado de agredir o filho de apenas cinco meses
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': León destrói rosto de Valentina e ela descobre o segredo da fonte
TERRORISMO
Bolsonaro sofre ameaças de morte em vídeos na internet
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele