Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 19 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Advogados de Dourados comemoram hoje Dia de Santo Ivo

19 Mai 2007 - 08h28

A 4ª Subseção da OAB, sediada em Dourados convida todos os servidores da justiça, para a missa em ação de graças pelo Dia de Santo Ivo, patrono dos advogados e defensores, hoje, às 19h, na Catedral Imaculada Conceição, em Dourados. Segundo a Igreja Católica, todos os operadores do direito, como advogados, magistrados, promotores, defensores, estagiários, acadêmicos e demais servidores da justiça recebem a proteção do Santo.

Santo Ivo, cujo nome completo é Yves Hélory de Kermartin, nasceu aos 17 de outubro de 1253 em Bretanha – França. Entregou-se à defesa dos miseráveis e oprimidos, contra os poderosos e dizia, então: "Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente". Notabilizou-se, principalmente, por dedicar a sua erudição à defesa, nos tribunais, de toda a minoria deserdada de fortuna.

Os seus emolumentos, quando exerceu as funções oficiais de Juiz de Rennes oferecia aos pobres, para que fossem usados em sua defesa. Foi de sua inspiração a criação da “Instituição dos Advogados dos Pobres”, especialmente para pelejar as causas dos revéis, pobres, viúvas e órfãos. No dia 19 de maio de 1.303, aos 50 anos, Ivo faleceu, conservando no rosto um suave sorriso. Acompanhado de grande multidão, seu corpo foi sepultado na Catedral de Tréguier – França.

O Calendário da Igreja registra nomes de outros brilhantes advogados que se tornaram Santos, como Santo Afonso Maria de Ligori (Fundador dos Padres Redentoristas), São Fidelis (Padre Capuchinho) e Santo André Avelino. Mas estes, quando abraçaram a vocação religiosa, abandonaram o exercício da advocacia. É por isso que eles, a rigor, não poderiam ser considerados como Padroeiros dos Advogados.

Sendo assim, o Papa Clemente VI, na Bula de Canonização de 19 de maio de 1347, proclamou Ivo “inscrito no Catálogo dos Santos da Igreja como patrono dos Advogados e Defensores”. É de Santo Ivo o primeiro e célebre Decálogo do Advogado, considerado como um sintético tratado de Deontologia da profissão, seguido por muitos outros, mas nunca superado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS