Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Adultos voltam às salas de aula em busca de qualificação

12 Jul 2004 - 08h10
Começar de novo. Este foi o sentimento que a dona-de-casa Maria das Dores Ribeiro teve quando voltou para a sala de aula aos 29 anos de idade. Depois ter concluído a quarta série, ter tido seus dois filhos e montado sua vendinha de tacacá, ela resolveu voltar a estudar.

Já se vão mais de cinco anos e a dona-de-casa, hoje com 34 anos, procurou a escola mais próxima de sua casa, na cidade de Xapuri (AC) e só saiu depois de ter concluído o ensino médio por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), agora em junho. “Eu estou muito feliz por ter terminado o curso. Terminado o curso, pois os estudos eu não pretendo parar”, comemora ela.

A história de Maria das Dores tem se repetido cada vez mais no Brasil. De acordo com dados do Censo Escolar de 2003, cerca de 3,7 milhões de alunos com mais de 25 anos estavam matriculados na educação básica, seja no ensino fundamental ou médio. Os alunos adultos já somam 7,7% dos 47,9 milhões de estudantes dessas etapas de escolarização.

O fenômeno é peculiar no Acre, pois lá 13,2% dos alunos mais “maduros” estão de volta às escolas. O estado só perde para o Pará, que registrou 14,9% dos alunos com mais de 25 anos na educação básica. “A turma que começou, terminou. Foram poucos os que desistiram”, comprova Maria das Dores.

O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC), professor Eliezer Pacheco, acredita que a intenção de obter melhor nível escolar para disputar uma vaga no mercado de trabalho e o maior número de vagas para o acesso dos estudantes são os principais fatores de volta às escolas. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente; se não tiver nenhuma escolaridade, mesmo para as pessoas mais humildes não haverá muita chance”, avalia o professor.

As ambições da dona-de-casa acreana são mais modestas. Ela não sonha em ser advogada ou médica. Maria das Dores conta que voltou a estudar apenas para conseguir passar em algum concurso público ou ainda continuar os estudos, tentando o vestibular. “Não sei o que vou fazer ainda. As opções aqui são poucas e devo estudar para dar aulas”, afirmou.
 
 
Agência Brasil

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS