Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Adolescentes não estão se prevenindo contra HIV e gravidez

6 Jun 2007 - 10h53
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil está ocorrendo um aumento expressivo e contínuo de gravidez na adolescência e de infecção do HIV (Human Immunodeficiency Virus), vírus da aids, em adolescentes em idade cada vez mais precoce. Estes dois fatores revelam a ocorrência de relações sexuais desprotegidas. A idade média para início das relações sexuais, no País, é de 14,5 (homens) e 15,5 (mulheres).
 
Alguns dados referentes à população de 13 a 24 anos têm respaldado as ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) do Ministério. O número de casos acumulados no Brasil, nesta faixa etária, chega a 49.384. Desse total, 28.867 são do sexo masculino e 20.517, do sexo feminino.

  

Proporção de infectados

 

Em Mato Grosso do Sul, dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam um acréscimo relevante de pessoas infectadas com HIV. Atualmente, a proporção entre meninas e meninos de 13 a 19 anos infectados é de 1,2 mulher com Aids para cada homem. Enquanto que a proporção nacional da população como um todo está de dois homens para cada mulher.

 

Conforme a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids da secretaria e médica infectologista, Priscilla Oliveira, “o número de mulheres adolescentes e de idosos – acima de 60 anos de idade – infectados está aumentando.”

 

O Estado possui dois hospitais para internação de soropositivos (Universitário e Regional) que contam com 24 leitos ao todo. Campo Grande também tem à disposição 36 leitos divididos entre os Hospitais-Dia: Nova Bahia e Professora Esterlina Corsini.

 

O governo do Estado ainda oferece o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) responsável pelo fornecimento de medicamentos aos infectados pelo HIV. Em Mato Grosso do Sul existem nove SAEs localizados nos municípios de Campo Grande (2), Paranaíba, Três Lagoas, Bela Vista, Ponta Porã, Dourados, Corumbá e Aquidauana. A população também conta com as Unidades Dispensadoras de Medicamentos em Jardim e Naviraí.

 

Este ano foi aprovado pelo Ministério e pelo Conselho Estadual de Saúde o investimento de aproximadamente R$ 1,8 milhão a ser aplicado em campanhas de prevenção às DSTs, no tratamento de soropositivos e em treinamentos e capacitação de técnicos da secretaria.

 

Gravidez Precoce

 

De 1991 a 2000, a taxa de fecundidade aumentou em 25% entre meninas de 15 a 19 anos, segundo pesquisa da Unesco. Temendo gravidez, mas sem preocupações com a transmissão de DSTs, os homens estimulam as adolescentes a tomarem anticoncepcional, mas não a usar preservativo.

 

No Estado, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), no período de 1994 a 2004, os casos de gravidez na faixa etária de 15 a 19 anos chegou a 118.478.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados