Menu
SADER_FULL
quinta, 18 de abril de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Acusada de matar babá é condenada a 37 anos de prisão

15 Jun 2007 - 10h05

O Tribunal do Júri condenou a 37 anos de prisão Roberta Sandreli pela morte da menina Marielma de Jesus Sampaio, de 11 anos, em novembro de 2005. A sentença foi divulgada às 20h05 desta quinta-feira (14).

 

O Conselho de Sentença classificou Roberta de "violenta, perversa e covarde". Pelo crime de homicídio qualificado, a acusada foi sentenciada em 30 anos de cadeia e mais oito por cárcere privado. O juiz Raimundo Alves Flexa ainda diminuiu a sentença em um ano, fixando a pena definitivamente em 37 anos de cadeia.

A acusação reforçou a tese de participação de Roberta, que seria conivente com o marido, Ronivaldo Furtado e foi passiva, não evitando os maus-tratos e a morte da criança.

 

O promotor de justiça Paulo Godinho, e as advogadas que atuam na assistência de acusação, Celina Hamoy e Maria de Fátima Moreira reforçaram o elo entre os dois acusados, que estariam trocando cartas onde demonstram sentimentos amorosos um pelo outro, negando a declaração de Roberta, de que teme Ronivaldo. 

 Participação

O advogado de Roberta Sandrelli, Dorivaldo Belém, utilizou o espaço do debate destinado à defesa para levantar o que chamou de tese da menor participação. Segundo Dorivaldo, o júri deveria responder a duas perguntas, que iriam inocentar a acusada.

"Ela agrediu a vítima? Não. Naquele momento, com aquela pessoa violentíssima (citando Ronivaldo) ela poderia resistir? Se o júri disser que era irrestível, que era mesmo impossível reagir contra aquela pessoa, ela então será absolvida. Pois ela não poderia fazer nada para evitar", disse o advogado.

Ele citou ainda que ela apenas aumentou o som, para que ninguém ouvisse o espancamento da menina e que depois foi também obrigada a descascar fios elétricos para tentar reanimar a menina Marielma.

"Ela morreu com choque elétrico? Não. Provavelmente ela já estava morta e tentaram reanimar. Os choques não contribuíram decisivamente com a morte dela. Por isso colocamos a tese da menor participação. O crime, a ação violenta, já foi confirmada que foi culpa do Ronivaldo. E a culpa de Roberta não deve ser comparada com a de Ronivaldo", disse Belém.

 Dever cumprido

O promotor de Justiça Paulo Godinho afirmou nas considerações finais que sentia que uma página negra da história estava virada, chegava ao seu final. E que esperava que a alma de Marielma estivesse livre para encontrar a 'luz'.

 Insatisfação

O advogado de defesa, Dorivaldo Belém, contestou a decisão, rebatendo a afirmação de Godinho de que o assunto estaria contestado. "A defesa ainda vai buscar a verdade. Engana-se que isso encerrou aqui. Isso não fecha aqui. A decisão pode ser submetida a uma nova apreciação. A defesa se sente insatisfeita e apela uma nova apreciação e um novo júri", disse.

 O crime

Roberta Sandreli Rolim e o marido, Ronivaldo Guimarães, são acusados de assassinar a menina, que trabalhava como babá na casa deles. O crime ocorreu em novembro de 2005. Roberta já foi condenada a 38 anos de prisão, mas teve direito a um novo júri, pois a pena ultrapassou 20 anos de reclusão. =

Guimarães foi condenado a 52 anos de prisão pelo crime. O primeiro jugamento dele ocorreu em 2006. Em maio deste ano, passou por novo júri e a pena foi confirmada.

 

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE NA ESCOLA
Criança de 7 anos tem ferimentos graves após trave de futebol cair em sua cabeça em escola
ESTUPRO
Grávida de 20 anos foi estuprada ao pegar carona. Tarado filmou a ação
ACERTO DE CONTAS
Homem é morto a facadas e tem cadeado colocado na boca
POLEMICA
Funcionária de creche chamada de 'vadia' em faixa exposta em praça de MG recebe apoio
NOVA VACINA
Ministério da Saúde oferecerá nova vacina contra meningite
BONITO - MS - DICAS AGÊNCIA ECO TOUR
Conheça 10 motivos para passar suas férias em Bonito MS!
VIOLENCIA DOMESTICA
Ex-paquita acusa marido de agressão e faz desabafo na web
COPA DO BRASIL
Melhores momentos da vitória de 2x0 do Santos sobre o Vasco
E AÍ VAMOS TRABALHAR?
Como o trabalho freelancer pode mudar a sua vida
CUIDADOS COM A SAUDE
Uma fatia de bacon por dia é suficiente para ‘aumentar risco de câncer’