Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 15 de setembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Acordo com empresas adia novo reajuste da telefonia fixa

6 Jul 2004 - 10h33
 

Um acordo entre o governo federal e as companhias de comunicação adiou para o mês de agosto e deve parcelar o novo reajuste das tarifas de telefonia fixa. O acerto foi selado em reunião realizada em Brasília (DF), entre o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, e seis concessionárias (Telemar, Embratel, Telefônica, BrasilTelecom, CTBC Telecom e Sercomtel), sendo que não foi definido em quantas parcelas será a cobrança e nem quando vai começar.

O novo reajuste, estimado em 9%, é resultado da decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de restabelecer o IGP-DI (Índice Geral de Preços) no aumento da telefonia do ano passado. Assim, o reajuste de 7,43% deste ano passará a incidir sobre um valor mais alto. A conta pode ficar até 17,45% mais cara. É essa diferença que está sendo negociada. “As empresas adquiriram o direito de aplicação desses índices. Nós é que estamos fazendo uma negociação bilateral, sem permitir quebra de contrato, para encontrar um caminho adequado que não prejudique e não tenha impacto de imediato no bolso do consumidor”, acrescentou Eunício.

Em nome das empresas, o presidente do Conselho de Administração da Telemar, Otávio Azevedo, disse que apóia a proposta do Governo. Segundo ele, será necessário avaliar a situação e calcular os impactos dos reajustes. “Na próxima semana, vamos nos reunir com a equipe técnica do Governo para poder medir os impactos para as empresas e para sociedade”, afirmou Azevedo.

Consumidores comemoraram o adiamento do novo aumento. Segundo o ministro, a reunião não foi de embate e, sim, de diálogo. Segundo Eunício, haverá outra rodada de negociações entre Governo e operadoras para definir o parcelamento do reajuste a ser cobrado dos consumidores. A idéia é apresentar proposta concreta até segunda-feira. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regula o setor de telefonia fixa, não participou da reunião e ainda não agendou um encontro com as empresas.

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
PM é torturado e morto após circular boato de que seria 'estuprador'
JULGAMENTO
PMs acusados de chacina taparam câmera de segurança antes do crime
CASO DE POLÍCIA
Catador de reciclável recebe mochila com bebê congelado dentro
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo morre após carro bater em árvore em rodovia de MS
FAMOSOS
David Brazil causa ao expor bumbum de Anitta sem ela saber
ACIDENTE FATAL
Câmera de segurança registrou acidente fatal de enfermeira. VEJA O VÍDEO
MONSTRUOSIDADE
Homem que matou mãe e filha em Cascavel escreveu carta. Bebê tomou mamadeira “batizada”
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mulher e marido são presos suspeitos de estuprar menina de 11 anos que dormia na casa deles
SUPERSTIÇÃO
Primeira sexta-feira 13 do ano com noite de lua cheia pode ser perigosa, alerta taróloga
ESPORTE
Poderá o poker se tornar olímpico?