Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 18 de janeiro de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER BET
Brasil

Acordo com empresas adia novo reajuste da telefonia fixa

6 Jul 2004 - 10h33
 

Um acordo entre o governo federal e as companhias de comunicação adiou para o mês de agosto e deve parcelar o novo reajuste das tarifas de telefonia fixa. O acerto foi selado em reunião realizada em Brasília (DF), entre o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, e seis concessionárias (Telemar, Embratel, Telefônica, BrasilTelecom, CTBC Telecom e Sercomtel), sendo que não foi definido em quantas parcelas será a cobrança e nem quando vai começar.

O novo reajuste, estimado em 9%, é resultado da decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de restabelecer o IGP-DI (Índice Geral de Preços) no aumento da telefonia do ano passado. Assim, o reajuste de 7,43% deste ano passará a incidir sobre um valor mais alto. A conta pode ficar até 17,45% mais cara. É essa diferença que está sendo negociada. “As empresas adquiriram o direito de aplicação desses índices. Nós é que estamos fazendo uma negociação bilateral, sem permitir quebra de contrato, para encontrar um caminho adequado que não prejudique e não tenha impacto de imediato no bolso do consumidor”, acrescentou Eunício.

Em nome das empresas, o presidente do Conselho de Administração da Telemar, Otávio Azevedo, disse que apóia a proposta do Governo. Segundo ele, será necessário avaliar a situação e calcular os impactos dos reajustes. “Na próxima semana, vamos nos reunir com a equipe técnica do Governo para poder medir os impactos para as empresas e para sociedade”, afirmou Azevedo.

Consumidores comemoraram o adiamento do novo aumento. Segundo o ministro, a reunião não foi de embate e, sim, de diálogo. Segundo Eunício, haverá outra rodada de negociações entre Governo e operadoras para definir o parcelamento do reajuste a ser cobrado dos consumidores. A idéia é apresentar proposta concreta até segunda-feira. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regula o setor de telefonia fixa, não participou da reunião e ainda não agendou um encontro com as empresas.

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVA ANDRADINA - TURISMO
Ciclistas de Nova Andradina pedalam mais de 750 km para chegar ao litoral catarinense
FÉRIAS DOS FAMOSOS
De biquíni, filha de Glória Pires ostenta corpão em férias
CAMPO BELO RESORT - PACOTE ESQUENTA
Esquenta de Carnaval é no Campo Belo Resort, confira o pacote e faça sua reserva
CANCELAMENTO DE BOLSA FAMILIA EM 2019
Governo federal cancelou 1,3 milhão de benefícios do Bolsa Família em 2019 por irregularidades
CELULAR
Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos
A CASA CAIU
Mulher acha que marido morreu, busca detetive e descobre traição: 'Agora é ex'
LUTO - IASD
Morre primeiro líder máster de desbravadores investido no Brasil
OVNI OU SATÉLITE?
Objetos não identificados no céu chamam a atenção de moradores
SANGUE FRIO
Homem mata desafeto e continua vendendo picolé nas ruas da cidade
PERIGO DA NARGUILÉ
Jovem contrai doença após fumar narguilé e alerta: 'Abandonem essa porcaria'