SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 16 de Dezembro de 2017
RIO_DOURADOS
DELPHOS_FULL
19 de Março de 2007 09h30

Abate de gado no sul do Estado já soma 21 mil

O abate de gado reagente ao vírus da febre aftosa nos municípios Eldorado, Japorã e Mundo Novo já soma 21 mil animais, conforme informações da secretária estadual de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, em entrevista exclusiva ao Midiamax. De acordo com ela, a meta é sacrificar de 26 a 30 mil animais dos 150 mil bovinos existentes na região.

Segundo a secretária, com o término dos abates, continua o processo de vigilância, barreiras, verificação do gado e a contagem do rebanho. Ela ressaltou que o governo do Estado está estudando, juntamente com o Mapa (Ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), uma forma de rastrear os 120 mil animais que existem na região, mas ainda não tem estimativa de custo e de quanto o governo federal poderá colaborar com os produtores.

Tereza Cristina ressalta que tudo deve estar pronto antes do início da segunda etapa de vacinação em maio deste ano. O Estado aguarda o reconhecimento de área livre de aftosa com vacinação da febre aftosa da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Na quinta-feira, o governador André Puccinelli (PMDB) esteve reunido em Brasília (DF) com o secretário executivo do Mapa para tentar a liberação de pelo menos R$ 36 milhões dos R$ 80 milhões solicitados para o combate à aftosa em Mato Grosso do Sul .

O governo do Estado tem 15 dias para ressarcir os produtores que tiveram os animais sacrificados pelo abate. O Mapa deve analisar a proposta de liberação em caráter emergencial.

 

 

 

 

A Gazeta News

Comentários
Veja Também
SADER_LATERAL
FORTALEZA
LIMIT ACADEMIA_BOTTON
Últimas Notícias
  
pupa
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.