Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

80% renovada, Câmara de Dourados faz 1ª sessão hoje

13 Out 2010 - 08h35Por Dourados Agora

Com a Câmara pelo menos 80% renovada, a 1ª sessão com os novos vereadores, que será realizada hoje, às 9h, promete ser tranquila em relação às últimas que geraram tumultos e quebra-quebra. Os seis novos suplentes - já que três já haviam tomado posse há alguns dias com o afastamento expontâneo de Humberto Teixeira Júnior (PDT), Paulo Henrique Bambu (DEM) e Edvaldo Moreira (PDT) – terão em pauta logo de inicio uma discussão polêmica em que trata a composição da Comissão Processante, que estuda uma possível cassação do prefeito afastado Ari Artuzi (sem partido).

Com a nova composição da Câmara de Vereadores, a Comissão Processante, deve sofrer mudanças. O presidente da Câmara, Dirceu Longhi (PDT), informou que a Assessoria Jurídica da Câmara vai apresentar hoje um novo parecer sobre a Comissão Processante. A principal dúvida é se os suplentes que assumiram o lugar de José Carlos Cimatti (PSB), no caso Elias Ishy (PT) e de Marcelo Barros (DEM), que foi substituído por Alan Guedes (DEM), podem também assumir automaticamente a Comissão Processante. O terceiro membro da Comissão é Cido Medeiros (DEM), mas este já estava na comissão antes do afastamento dos demais vereadores.

Os membros da Comissão foram escolhidos através de sorteio de partidos na sessão do dia 28 de setembro, no entanto, com o afastamento dos vereadores titulares pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), houve alteração na composição das siglas - no caso de Cimatti, que foi substituído por Ishi, que são siglas opostas – e neste caso pode haver um novo sorteio. Outra dúvida é saber se a Lei Orgânica do Município (LOM), admite que um suplente possa substituir o presidente da Comissão Processante, que no caso, esse posto era ocupado por José Carlos Cimatti.

Na sexta-feira passada os vereadores empossados se reuniram com a presidência da Câmara e ficou definido que hoje seria apresentado um parecer jurídico para ser colocado em discussão.

TRANQUILIDADE

O presidente da Câmara, Dirceu Longhi, que tomou posse no lugar de Délia Razuk na semana passada, espera que a sessão seja tranquila e que os trabalhos voltem a normalidade, já que a Casa sofreu uma grande mudança nos últimos dias.

Ele acredita que não há necessidade de reforço policial já que os vereadores que sofriam os maiores alvos de hostilidades foram afastados por 90 dias. Ele acredita que pode haver manifestações, uma vez entidades estão exigindo medidas urgentes da Câmara de Vereadores para cassação dos políticos envolvidos em corrupção em Dourados. “É um direito democrático da população fazer as manifestações, mas desde que isso não venha causar prejuízos a toda uma coletividade”, ressaltou.

COMPOSIÇÃO

Nova composição da Câmara de Vereadores ficou assim: no lugar de Sidlei Alves (DEM), assumiu Pedro Alves Lima (DEM) “Pedro Pepa”; de Aurélio Bonatto (PDT), assumiu Alberto Alves dos Santos (Bebeto-PDT); José Carlos Cimatti (PSB), assumiu Elias Ishy (PT); no lugar de Zezinho da Farmácia (PSDB) assumiu Walter Hora (PPS); Júlio Artuzi foi substituído por Juarez de Oliveira (PRP) “Juarez amigo do esporte”, Marcelo Barros (DEM) substituído por Alan Guedes (DEM), Délia Razuk (PMDB), substituida por Laudir Munaretto (PMDB); no lugar de Edvaldo Moreira ficou Cemar Arnal (PDT); Humberto Teixeira Júnior foi substituído por Albino Mendes (PR) e Paulo César Bambu (DEM) por Cido Medeiros (DEM).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis