Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

80% da população vivem com água potável sem garantia

4 Out 2010 - 15h44Por Portal Educação

Escassez e poluição ameaçam a água no planeta, e o pior é que 80% da população mundial vivem em áreas onde o abastecimento de água potável não é assegurado.

Boa parte da Europa e América do Norte aparece em condições ruins de abastecimento. As informações foram divulgadas pela revista científica Nature.

Segundo o estudo, 3,4 bilhões de pessoas enfrentam as piores ameaças. A solução encontrada pelos ocidentes é a conservação. Entretanto, armazenar água em reservatórios só funciona para as pessoas e não para a natureza.

Para as próximas décadas a tendência deve ser ainda pior, de acordo com o estudo, ameaçando a humanidade e a biodiversidade. “Olhamos para os fatos de forma fria, analisando o que acontece em relação ao abastecimento de água para as pessoas e o impacto no meio ambiente da infraestrutura criada para garantir este fornecimento”, disse o responsável pelo estudo Charles Vorosmarty, do City College de Nova York.

A estratégia, para evitar o pior, seria investir no gerenciamento hídrico que combine infraestrutura com opções naturais, como bacias hidrográficas e pântanos. Segundo Charles “trilhões de dólares gastos em engenharias paliativas não estão ajudando”.

“O problema é que sabemos que uma fatia enorme da população mundial não pode pagar por estes investimentos”, disse Peter McIntyre, da Universidade de Wisconsin, que também participou da pesquisa.

Para os pesquisadores, o ocidente é o principal culpado pelo impacto significativo que a água está causando na natureza. De acordo com o tutor do Portal Educação, biólogo Carlos Rodrigo Lehn, é importante que haja uma política séria e de âmbito global voltada para a preservação e gerenciamento dos recursos hídricos. “A água deixou de ser um recurso renovável devido às más práticas conduzidas ao longo das últimas décadas”, finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDOFILIA
Babá de 15 anos recebia dinheiro para ter relações com patrão
PREOCUPANTE
Mineradora declara situação de emergência em barragem de Araxá
INTOLERANCIA RELIGIOSA
Delegado solicita ida à casa do 'BBB 19' para interrogar Paula, investigada por intolerância
RESUMO DAS NOVELAS
Mercedes convoca Murilo para uma conversa
CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico