Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 15 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
MUNDO VIRTUAL

76% dos brasileiros já foram vítimas de golpes na internet

13 Jul 2010 - 07h10Por G1

O brasileiro passa em média 33 horas por semana na internet - apenas os americanos gastam mais tempo conectados. Mas o maior problema do usuário é a falta de cuidado ao acessar e-mails e sites suspeitos. Em pesquisa feita pela Symantec, empresa que monitora os crimes na internet, 76% dos adultos brasileiros entrevistados disseram já ter sido vítimas de golpes. Em média, tiveram prejuízo de R$ 2.536.

São vírus que danificam os computadores e programas que roubam senhas, por exemplo. “Hoje é a principal ameaça, porque o criminoso virtual busca ter lucro financeiro. Ele não busca mais a fama”, explica o gerente da Symantec, Fabiano Tricarico.

A autônoma Anne Caroline Fadul recebeu um e-mail pedindo para que ela recadastrasse as senhas do cartão do banco. “Como era o segundo e-mail e a página era muito igual à do banco, eu acreditei demais que fosse”, conta.

Ela então digitou os números e caiu no golpe. Com as informações, os criminosos sacaram R$ 2,5 mil da conta bancária. “Eu fiquei preocupada porque eu tinha cartão de crédito para pagar, tinha acabado de voltar de uma viagem, e daí eu fiquei desesperada”, relata Anne.

O dinheiro foi devolvido pelo banco, mas ameaças como essas seguem fazendo do Brasil um dos países mais vulneráveis do mundo na internet. As crianças estão mais propensas a clicar em links suspeitos. Mais de 40% das que foram entrevistadas baixaram vírus no computador. Programas que protegem a máquina ajudam, mas a principal ferramenta antigolpe é mesmo o internauta.

“Evitar de clicar em links que venham de e-mails desconhecidos, usar um produto de segurança atualizado. E principalmente em relação a pais e filhos, o diálogo, nada substitui o diálogo”, aconselha o especialista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo
REVISTA VEJA
Pesquisa: Bolsonaro tem 54% dos votos válidos; Haddad, 46%
A FAZENDA
Fazendeiro Evandro Santo gera nova punição
COPA DO BRASIL
Corinthians promete maior prêmio de sua história por título
VIOLENCIA
Jovem não reage a assalto mesmo assim é baleado dentro de ônibus