Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 19 de agosto de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
MUNDO VIRTUAL

76% dos brasileiros já foram vítimas de golpes na internet

13 Jul 2010 - 07h10Por G1

O brasileiro passa em média 33 horas por semana na internet - apenas os americanos gastam mais tempo conectados. Mas o maior problema do usuário é a falta de cuidado ao acessar e-mails e sites suspeitos. Em pesquisa feita pela Symantec, empresa que monitora os crimes na internet, 76% dos adultos brasileiros entrevistados disseram já ter sido vítimas de golpes. Em média, tiveram prejuízo de R$ 2.536.

São vírus que danificam os computadores e programas que roubam senhas, por exemplo. “Hoje é a principal ameaça, porque o criminoso virtual busca ter lucro financeiro. Ele não busca mais a fama”, explica o gerente da Symantec, Fabiano Tricarico.

A autônoma Anne Caroline Fadul recebeu um e-mail pedindo para que ela recadastrasse as senhas do cartão do banco. “Como era o segundo e-mail e a página era muito igual à do banco, eu acreditei demais que fosse”, conta.

Ela então digitou os números e caiu no golpe. Com as informações, os criminosos sacaram R$ 2,5 mil da conta bancária. “Eu fiquei preocupada porque eu tinha cartão de crédito para pagar, tinha acabado de voltar de uma viagem, e daí eu fiquei desesperada”, relata Anne.

O dinheiro foi devolvido pelo banco, mas ameaças como essas seguem fazendo do Brasil um dos países mais vulneráveis do mundo na internet. As crianças estão mais propensas a clicar em links suspeitos. Mais de 40% das que foram entrevistadas baixaram vírus no computador. Programas que protegem a máquina ajudam, mas a principal ferramenta antigolpe é mesmo o internauta.

“Evitar de clicar em links que venham de e-mails desconhecidos, usar um produto de segurança atualizado. E principalmente em relação a pais e filhos, o diálogo, nada substitui o diálogo”, aconselha o especialista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADE - SUSPIROS
Sem calcinha, Juju Salimeni compartilha foto ousada
VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Confira o cardápio do delicioso almoço neste domingo no Pesqueiro 7 Bello em VICENTINA
CRIME PASSIONAL
Marido flagra esposa com suposto amante e caso termina em morte
NOVELA GLOBAL
Remy pode não ter morrido em 'Segundo sol'; veja os indícios
TECNOLOGIA
Segunda via do RG pode ser solicitada pela internet
BOA AÇÃO
Empresário curado faz doação milionária para hospital público
VIOLENCIA
Homem desce do carro e mata mulher com tiro a queima roupa
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Laureta confessa que matou Remy; Karola foi cúmplice
PRESO EM 2010
Morre o homem apontado como maior contrabandista de cigarros do País
ELEIÇÕES 2018 - REGISTRO FEITO
AGORA: PT registra candidatura de Lula e tem até 17 de setembro para trocar candidato