Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de maio de 2018
RIO_DOURADOS
Busca
DR. SHAPE
MUNDO VIRTUAL

76% dos brasileiros já foram vítimas de golpes na internet

13 Jul 2010 - 07h10Por G1

O brasileiro passa em média 33 horas por semana na internet - apenas os americanos gastam mais tempo conectados. Mas o maior problema do usuário é a falta de cuidado ao acessar e-mails e sites suspeitos. Em pesquisa feita pela Symantec, empresa que monitora os crimes na internet, 76% dos adultos brasileiros entrevistados disseram já ter sido vítimas de golpes. Em média, tiveram prejuízo de R$ 2.536.

São vírus que danificam os computadores e programas que roubam senhas, por exemplo. “Hoje é a principal ameaça, porque o criminoso virtual busca ter lucro financeiro. Ele não busca mais a fama”, explica o gerente da Symantec, Fabiano Tricarico.

A autônoma Anne Caroline Fadul recebeu um e-mail pedindo para que ela recadastrasse as senhas do cartão do banco. “Como era o segundo e-mail e a página era muito igual à do banco, eu acreditei demais que fosse”, conta.

Ela então digitou os números e caiu no golpe. Com as informações, os criminosos sacaram R$ 2,5 mil da conta bancária. “Eu fiquei preocupada porque eu tinha cartão de crédito para pagar, tinha acabado de voltar de uma viagem, e daí eu fiquei desesperada”, relata Anne.

O dinheiro foi devolvido pelo banco, mas ameaças como essas seguem fazendo do Brasil um dos países mais vulneráveis do mundo na internet. As crianças estão mais propensas a clicar em links suspeitos. Mais de 40% das que foram entrevistadas baixaram vírus no computador. Programas que protegem a máquina ajudam, mas a principal ferramenta antigolpe é mesmo o internauta.

“Evitar de clicar em links que venham de e-mails desconhecidos, usar um produto de segurança atualizado. E principalmente em relação a pais e filhos, o diálogo, nada substitui o diálogo”, aconselha o especialista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Bruna Marquezine aos olhos de Neymar: craque registra a namorada nos bastidores
BRUTALIDADE
Jovem é assassinada com mais de 10 tiros de calibre 12 e pistola
MONSTRUOSIDADE
Criança de 10 anos é estuprada e morta em casa
FÁTIMA DO SUL - 1º NO ESTADO DO MS
Fátima do Sul ganha primeiro condomínio aeronáutico do Sul do Estado do MS
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Roberval reaparece milionário depois de 18 anos
DESUMANIDADE
Elas ficam até morrer
NOVELA GLOBAL
'Segundo Sol': Luzia marcará programa com Ícaro
APOCALIPSE
Isabela tenta enganar o irmão ao dizer que fugiria com ele, mas Benjamin nota a farsa
A CASA CAIU
Dois militares do Exército são presos em carro com armamento pesado
PANCADARIA
Carinho íntimo em praia acaba em confusão e guarda joga areia em mulher; veja vídeo